PUBLICIDADE
- mell280
29/09/2025 12h18
Morre, aos 99 anos, a atriz e comediante Berta Loran
A artista estava internada no Hospital Copa D’Or e causa da morte não foi divulgada
Por Silvia Frias
Morreu hoje no Rio de Janeiro, aos 99 anos, a atriz e comediante Berta Loran. A informação foi confirmada pelo Hospital Copa D’Or, que divulgou nota lamentando a perda, mas afirmou não ter autorização da família para divulgar mais detalhes.
A atriz completaria 100 anos em março de 2026. Nascida em Varsóvia, na Polônia, em 23 de março de 1926, Berta veio ao Brasil ainda menina, escapando do regime nazista, e construiu uma trajetória marcante.
Berta Loran nasceu Basza Ajs em uma família judia. Diante da escalada do nazismo, decidiram emigrar e ela chegou ao Brasil ainda criança, em 1937, instalando-se no Rio de Janeiro.
Ela adotou o nome artístico Berta Loran já no início da trajetória artística. Estreou no teatro, passou por temporadas na Argentina e em Portugal e voltou ao Brasil na década de 1950, dedicando-se à televisão, ao humor e à dramaturgia.
Na TV, ficou marcada por personagens como a portuguesa Manuela d’Além-Mar, na Escolinha do Professor Raimundo, e a empregada Frosina, na novela Amor com Amor se Paga. Berta teve participações em Ti Ti Ti e A Dona do Pedaço. Também atuou em humorísticos como Faça Humor, Não Faça Guerra, Zorra Total e outros.
Em 2016, para celebrar seus 90 anos, ela lançou o livro Berta Loran: 90 anos de humor, que reúne entrevistas, memórias, acervo fotográfico e relatos sobre sua vida pessoal e carreira.
veja também
Do álbum de figurinhas à blockchain