PUBLICIDADE

Com apoio de Valdemar e família Bolsonaro, Azambuja assume comando do PL em MS


PUBLICIDADE
  • mell280

21/09/2025 13h53

Com apoio de Valdemar e família Bolsonaro, Azambuja assume comando do PL em MS

Por Aline dos Santos e Mylena Fraiha


 Dividindo o palco com Valdemar da Costa Neto (dirigente nacional do PL) e destinatário de um vídeo do senador Flávio Bolsonaro (filho do ex-presidente), o ex-governador Reinaldo Azambuja se filiou ao PL com a perspectiva de liderar a direita em Mato Grosso do Sul.

 
 
Convidado a entrar no partido por Jair Bolsonaro (PL), ele destacou que não vai trair o político, atualmente em prisão domiciliar.  O ex-governador é pré-candidato ao Senado.
 
Com samba, bandeira gigante do Brasil e contra “Lula 4”, Azambuja chega ao PL
“Direita se protege do STF”, diz deputado de MS que votou por PEC da Blindagem
"Ele foi injustiçado, condenado de forma política. Teve erros, perseguições, até mortes, mas a verdade é que essa condenação é política. Cada um de nós deve ter consciência disso", diz o ex-governador.
 
O discurso de Azambuja foi marcado por muitas críticas ao Partido dos Trabalhadores e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que surge como principal nome da esquerda na corrida presidencial. Ele também rememorou a longa carreira política.
 
“Em 1997, na Prefeitura de Maracaju, eu enfrentei o PT. Em 2000, na minha reeleição em Maracaju, quando tive 93% de aprovação, enfrentei novamente o PT. Em 2006, como deputado estadual, também enfrentamos o PT. Em 2014, vocês se lembram: o então candidato prometeu, mas esqueceu de combinar com a população", declarou Azambuja, lembrando a eleição em que derrotou Delcidio do Amaral (PT).
 
Com apoio de Valdemar e família Bolsonaro, Azambuja assume comando do PL em MS
Valdemar da Costa Neto e Reinaldo Azambuja comemoram filiação. (Foto: Marcos Maluf)
O presidente nacional do PL destacou que Azambuja terá autonomia na nova sigla. “Ele que tem o comando do partido aqui em Mato Grosso do Sul. Essa foi a maior conquista que o Rogério Marinho e o Bolsonaro conseguiram trazer para o partido. Foi um grande acerto”.
 
Costa Neto é dirigente-mor do partido que mais recebe dinheiro do Fundo Partidário, com média de quase R$ 16 milhões por mês. De janeiro a agosto, conforme dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foram repassados R$ 127.927.272.
 
Com apoio de Valdemar e família Bolsonaro, Azambuja assume comando do PL em MS
Flávio Bolsonaro gravou vídeo felicitando Reinaldo Azambuja. (Foto: Marcos Maluf)
No vídeo, Flávio Bolsonaro disse que estava na Itália, onde visitaria a deputada estadual Carla Zambelli (PL) na prisão. Ele felicitou Azambuja pelo ingresso no Partido Liberal.
 
Realizado neste domingo (dia 21), no Ondara Palace, em Campo Grande, o evento foi concorrido, com presenças do governador Eduardo Riedel (PP), da senadora Tereza Cristina (PP), além de muitos prefeitos e vereadores.
 
"O que estamos construindo aqui é união pela direita. No ano que vem, temos eleição e não podemos, de maneira alguma, abrir mão da presença do Reinaldo no Senado Federal. É uma responsabilidade que esse Estado tem com o crescimento e desenvolvimento. No Senado, ao lado da Tereza Cristina, vai levar adiante aquilo que precisamos para o Brasil", afirma o governador.
 
Protagonismo - O deputado estadual Carlos Alberto David dos Santos (PL), Coronel David, destacou que o partido ganhará protagonismo no cenário estadual.
 
“Reinaldo entra pela porta da frente. Foi convidado pelo presidente Jair Bolsonaro, pelo presidente nacional Valdemar da Costa Neto e também pelo secretário-geral Rogério Marinho. Eu não tenho dúvida de que o Reinaldo traz com ele força, experiência e articulação política. E vai fazer com que o PL, definitivamente, tenha protagonismo político-partidário em Mato Grosso do Sul”.
 
Com apoio de Valdemar e família Bolsonaro, Azambuja assume comando do PL em MS
"Reinaldo entra pela porta da frente", diz o deputado coronel David. (Foto: Marcos Maluf)
O parlamentar ainda comentou a ausência de Bolsonaro. “Não veio porque está sendo perseguido. Inventam mentiras, inventam processos”, disse Coronel David, que puxou uma salva de palmas ao "grande líder”.
 
Líder da direita - Presidente estadual do MDB, o ex-senador Waldemir Moka destacou o papel de Reinado como liderança da direita.
 
"Ele é meu companheiro desde prefeito de Maracaju. Sempre estivemos juntos. Agora, ele é uma liderança muito forte do Estado nesse campo da direita. E nós, do MDB aqui no Estado, sempre estivemos contra o PT. Então é claro e natural, que o MDB esteja apoiando a candidatura do Reinaldo".
 
Com apoio de Valdemar e família Bolsonaro, Azambuja assume comando do PL em MS
"O Reinaldo é muito inteligente, esperto", diz Puccinelli. (Foto: Marcos Maluf)
O senador Nelson Trad Filho (PSD) destaca que estamos na temporada de arranjos partidários para as futuras eleições.
 
“As movimentações, as especulações e os arranjos partidários são mais do que comuns nesse período. Isso faz com que cada Estado tenha que organizar o seu time para o enfrentamento do ano que vem. Tem que estar com o exército pronto”.
 
O ex-governador André Puccinelli (MDB) avalia que Reinaldo fez um bom acordo político. "O Reinaldo é muito inteligente, esperto, e não deve ter entrado sem saber onde está pisando".
 
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE