PUBLICIDADE
- mell280
10/09/2025 14h35
Bonito lidera ranking de destinos em crescimento no Brasil, aponta pesquisa
De janeiro a julho deste ano, a capital do ecoturismo acumula visita de 168.703 pessoas
Por Izabela Cavalcanti
No 1º semestre de 2025, Bonito, a capital do ecoturismo, foi reconhecido como o principal destino em ascensão do Brasil, ou seja, um lugar que cada vez mais pessoas estão descobrindo e visitando. As informações constam do boletim semestral da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).
No 1º semestre, Brasília, Foz do Iguaçu e Manaus também aparecem na liderança entre os destinos emergentes. Em 2º lugar, estão os destinos de Lençóis Maranhenses e João Pessoa.
Em relação ao mês de julho, entraram na lista Foz do Iguaçu, Brasília, Lençóis Maranhenses e Fernando de Noronha.
Entre os destinos mais procurados em geral, Maceió ocupa o 1º lugar, seguido de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto de Galinhas e Porto Seguro (empatados na 4ª posição), e Gramado e Natal (empatados na 5ª posição).
Especificamente nas férias de julho, Maceió ficou em 1º lugar, seguido de Gramado. Em 3º, aparecem São Paulo e Porto de Galinhas; em 4º, Salvador e Porto Seguro; e, em 5º, Natal e Rio de Janeiro.
De acordo com o Observatório de Turismo de Bonito, no acumulado de janeiro a julho deste ano, foram contabilizados 168.703 visitantes, um crescimento de 2,92% em comparação ao mesmo período de 2024, quando o número foi de 163.920. Os atrativos turísticos receberam 519.755 visitantes, aumento de 1,75% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 510.804 visitas.
Vendas – A pesquisa da Braztoa mostra ainda que, para 68% das operadoras, as vendas em julho foram iguais ou levemente superiores às do ano anterior. Já no acumulado do 1º semestre, 81% avaliaram o período de forma positiva, sendo 55% como “bom” e 26% como “ótimo” ou “excelente”.
Quanto ao crescimento nas vendas, 35% das empresas registraram alta tanto em destinos nacionais quanto internacionais.
A procura por destinos nacionais tradicionais cresceu em 53% das empresas, enquanto a busca por destinos emergentes aumentou em 46%. No mercado internacional, o crescimento foi de 36% para a Europa, os Estados Unidos e a América do Sul, e de 38% para destinos emergentes.
Nas vendas relacionadas a feriados, o turismo doméstico ficou dentro do esperado para 60% das operadoras; nas férias de julho, para 43%; e nos demais meses, para 54%.
O volume de vendas internacionais ficou dentro do esperado para 68% nos feriados, 61% em julho e 45% nos demais meses.

veja também
Laço Solidário
Primeira edição da Festa do Laço Solidário acontece neste fim de semana em Maracaju em prol do Hospital Soriano Corrêa
Campo Grande dos Ipês