PUBLICIDADE

Abertura de contas bancárias no Norte desacelera em 2024, revela estudo da idwall


PUBLICIDADE

05/09/2025 09h48

Abertura de contas bancárias no Norte desacelera em 2024, revela estudo da idwall

Deborah Fecini


Desigualdade regional no acesso a serviços financeiros se acentua e revela novos desafios para inclusão bancária no Brasil

Conforme Estudo de Experiência Digital 2025 da idwall, o Brasil ultrapassou a marca de 1,27 bilhão de contas bancárias em 2024 — quase o dobro do registrado em dezembro de 2020. Mesmo com esse marco, o levantamento aponta que o crescimento no número de contas bancárias por pessoa está desacelerando e pode estagnar, já que a bancarização no país já alcança quase 94% da população. No entanto, apesar desses sinais de saturação, as projeções indicam que o Brasil pode atingir 1,76 bilhão de contas até 2028, representando um aumento de 38,5% em relação a 2024. 

Fazendo um recorte regional, o levantamento mostra que o Sudeste apresenta a maior média nacional de contas bancárias por habitante, enquanto o Norte desacelerou a sua média quando comparado ao ano passado; a diferença entre essas duas regiões chegou a 19,6 pontos percentuais em 2024, mais que o dobro do registrado em 2023. 

Além disso, o Sudeste e o Centro-Oeste são as únicas regiões do país com médias acima da nacional e, a última região mencionada, conforme estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), tem se destacado como um grande demandante de crédito rural, o que explica a alta na média de contas por região. Por outro lado, o Norte, que em 2023 havia se destacado como a região com maior variação positiva no número de contas, agora aparece com uma participação 10,4% abaixo da média brasileira. Essa reversão acende um sinal de alerta para a evolução da inclusão financeira nas áreas mais afastadas dos grandes centros urbanos. 

Sob uma alta taxa geral de bancarização — e com uma média nacional de 6,38 contas por pessoa a penetração bancária cresceu em todas as áreas urbanas em 2024, com as capitais liderando com quase o dobro da média nacional de contas por pessoa. As regiões metropolitanas também superaram essa média; e, embora as áreas menos urbanizadas tenham expandido seus serviços bancários, a concentração de contas por pessoa permanece abaixo da média geral. Apesar da menor quantidade de contas, 97,8% dos residentes de áreas rurais planejam continuar usando serviços financeiros digitais, o que se alinha com a média geral. 

A preferência por bancos digitais continuou em alta em 2024, mantendo a estabilidade em relação a 2023. A cada cinco novas contas abertas, três foram em instituições financeiras digitais, e a expectativa é que essa diferença se torne ainda maior, com o dobro de aberturas de contas em neobanks. 

Apesar da crescente popularidade dos bancos digitais, a pesquisa revela que a maioria das pessoas ainda mantém contas em ambos os tipos de instituição (digital e tradicional). Mesmo assim, pelo segundo ano consecutivo, a incidência de contas em players digitais é maior do que a dos tradicionais, demonstrando uma clara tendência do mercado. Nos últimos 12 meses, os respondentes da pesquisa abriram 3.984 novas contas, com uma média de 0,9 conta por pessoa, um número consistente com o verificado em 2023. 

O levantamento reforça que a inclusão financeira no Brasil não pode ser medida apenas pelo número de contas abertas: é necessário entender como, onde e por quem essas contas estão sendo utilizadas, e que tipo de experiência os usuários vivenciam ao acessá-las. A jornada digital precisa ser segura, fluida e ágil, e, para isso, as instituições devem investir em soluções robustas, modulares e que coloquem o cliente no centro da estratégia.  

Neste cenário, unir gestão de identidade, soluções AI Based – principalmente para barrar fraudes oriundas de deepfakes — e plataformas adaptáveis são fundamentais para garantir que a digitalização não aprofunde desigualdades já existentes. Ao mesmo tempo, diante do avanço das fraudes, especialmente com o aumento de contas laranjas e golpes envolvendo o Pix, é imprescindível que essas tecnologias também atuem de forma preventiva, fortalecendo a segurança e preservando a confiança do usuário no ecossistema financeiro. 

Para assegurar uma experiência bancária digital eficaz no Brasil, é necessário considerar as diversas realidades regionais do país. A tecnologia, se bem aplicada, pode encurtar distâncias, simplificar processos e promover a inclusão. Apesar dos desafios regionais, o Brasil é um exemplo de sucesso em inclusão bancária, com três vezes mais contas per capita que os Estados Unidos e quatro vezes mais que a Índia, mesmo com uma população comparativamente menor. Esse contraste demonstra um avanço significativo em relação a mercados desenvolvidos e países com serviços financeiros modernos. 

Contudo, para manter essa evolução, é fundamental reconhecer as desigualdades iniciais e superá-las para que o sistema financeiro digital seja realmente acessível a todos. Não basta apenas investir em tecnologia; uma estrutura operacional bem-sucedida exige governança ética, proteção dos usuários contra fraudes e inovação responsável. Assim, a tecnologia deve ser usada não só para ampliar o acesso, mas também para prevenir fraudes, desenvolver ferramentas que garantam jornadas seguras e auxiliar as instituições a cumprirem as regulamentações, especialmente em um setor tão rigoroso em normas e conformidade. 

 

Sobre a idwall

Fundada em 2016, a idwall é uma empresa de tecnologia que disponibiliza verificação de identidade, gestão de riscos e onboarding digital. Referência de mercado em soluções integradas e inteligentes, a empresa agiliza o processo de verificação de identidade durante toda a jornada do cliente e auxilia empresas a cumprirem as normas de compliance com tecnologia proprietária para evitar fraudes. Fundada em 2016 por Lincoln Ando e Raphael Melo, a idwall visa criar relações de confiança para a era digital. Para saber mais, acesse: www.idwall.co.  

 

Informações à imprensa

NB Press Comunicação  

Tel.: 55 11 99419-5757  

E-mail: idwall@nbpress.com.br 


 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE