Um levantamento do portal Metrópoles, baseado na Lei de Acesso à Informação (LAI), revelou que a Câmara dos Deputados desembolsou R$ 11,5 milhões em reembolsos médicos desde o início da atual legislatura, em 2023. Entre os beneficiados, o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) aparece na 15ª posição do ranking nacional, com R$ 191.167,47 reembolsados em dois anos.

Segundo o Metrópoles, os valores pagos a Vander foram referentes a cirurgias e tratamentos contra cálculos renais realizados entre 2023 e 2024. O deputado afirmou que os episódios de dor e mal-estar provocados pela condição chegaram a atrapalhar sua rotina de trabalho e compromissos parlamentares.
“Em algumas situações, precisei interromper viagens a municípios do interior de Mato Grosso do Sul ou cancelar agendas públicas. O tratamento foi indispensável para manter minha saúde e continuar exercendo minhas funções”, disse Vander, acrescentando que todos os reembolsos seguiram as normas e regulamentos da Câmara.
Embora o benefício seja legal, o levantamento reacende o debate sobre a ausência de teto ou critérios mais restritivos para reembolsos médicos no Legislativo, especialmente diante do cenário de filas e carência de recursos no Sistema Único de Saúde (SUS).