PUBLICIDADE

Festival de Cinema de Bonito inaugura calçada da fama na cidade


PUBLICIDADE
  • mell280

29/07/2025 11h11

Festival de Cinema de Bonito inaugura calçada da fama na cidade

Thallia Torres


 Bonito ganhou uma calçada da fama. Mas aqui, o glamour das estrelas de cinema divide espaço com as patas da fauna pantaneira. Literalmente. Nesta segunda-feira (28), a cidade deu os primeiros passos, ou pegadas, na construção da “Calçada das Pegadas da Memória do Cinema Sul-Americano”, um projeto que eterniza não só as mãos de artistas do audiovisual, mas também as pegadas de animais nativos da região.

 
 
Tamanduá-mirim, lobo-guará, onça-pintada, papagaio e anta passaram a acompanhar as mãos de nomes como Ana Brun, Maeve Jinkings, Antônio Pitanga, Cecília Diez e Jean-thomas Bernardini, primeiros homenageados desta edição do Cinesur, o Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito.
 
 
As placas, feitas de ferro, cimento e vidro, têm 80 cm de lado e serão expostas permanentemente na Praça da Liberdade
A ideia nasceu da união entre o festival Bonito Cinesur e a prefeitura local, que se inspiraram na calçada da fama de Los Angeles para criar algo mais “aterrado”, com identidade própria. E como tudo em Bonito gira em torno da natureza, nada mais coerente do que incluir as pegadas de animais silvestres ao lado dos artistas.
 
As placas, feitas de ferro, cimento e vidro, têm 80 cm de lado e serão expostas permanentemente na Praça da Liberdade, no coração da cidade. Cada uma traz, além das mãos e da assinatura do homenageado, uma foto, a data da gravação e o registro da espécie animal, com nome popular e científico.
Festival de Cinema de Bonito inaugura calçada da fama na cidade
 
Mais do que uma homenagem, o projeto é um gesto simbólico. A proposta, segundo o idealizador do festival, Nilson Rodrigues, é lembrar que seres humanos e animais dividem o mesmo planeta e caminham juntos em um mundo que precisa ser preservado. “Como estamos em Bonito, esse paraíso ecológico, vamos dizer que os humanos e os animais caminham juntos”, afirma Rodrigues.
 
A cerimônia de moldagem das mãos aconteceu no Centro de Convenções de Bonito. Para a atriz paraguaia Ana Brun, primeira homenageada, o gesto foi ainda mais significativo por representar uma cidade que protege o meio ambiente. Antônio Pitanga, por sua vez, falou sobre o valor de deixar uma marca com o coração, além das mãos. Já Maeve Jinkings destacou a força da iniciativa, que resgata a diversidade da fauna ao mesmo tempo em que discute, de forma poética, o impacto humano sobre o planeta.
 
A calçada, quando concluída, terá placas de onze personalidades do cinema latino-americano que participam do festival em 2025. Os próximos a gravarem suas marcas serão Humberto Espíndola, Cláudia Ohana, Thiago Lacerda, José Eduardo Belmonte, Aurélio Michiles e Luiz Carlos Lacerda.
 
 
Festival de Cinema de Bonito inaugura calçada da fama na cidade
 
 
Antonio Pitanga colocando suas mãos. (Foto: Fotografando Bonito)
 
Cecília Diez ,Jean-thomas Bernardini, Antônio Pitanga, Maeve Jinkings, Cecília Diez e Ana Brun foram os primeiros homenageados desta edição. (Foto: Fotografando Bonito)
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE