PUBLICIDADE

Desempenho das safras de inverno está ligado à saúde do solo e ao manejo eficiente


PUBLICIDADE
  • mell280

14/07/2025 08h42

Desempenho das safras de inverno está ligado à saúde do solo e ao manejo eficiente

Fábio Bouças


Fertilizantes líquidos e técnicas de poda favorecem equilíbrio fisiológico das videiras e melhor aproveitamento dos nutrientes

Com a chegada do inverno, produtores rurais de todo o país e especialmente os do sul de Minas Gerais e do interior de São Paulo intensificam os cuidados com o solo e as lavouras para garantir uma melhor produtividade e qualidade nas próximas safras. Entre as culturas que exigem atenção redobrada nesta época, destacam-se as colheitas de café e em especial as videiras, que passam por um processo essencial: a poda de inverno.

No caso das videiras, a poda de inverno é realizada entre junho e agosto e é determinante para o equilíbrio fisiológico das plantas, favorecendo a brotação e a formação dos cachos de uva. No entanto, o sucesso desse manejo está diretamente relacionado às condições do solo, que precisa estar bem estruturado e nutrido para que as videiras expressem seu pleno potencial produtivo na estação seguinte.

Nesse cenário, os fertilizantes líquidos vêm ganhando cada vez mais espaço no manejo agrícola. Com alta eficiência de absorção e assimilação, aplicação facilitada e formulações personalizáveis para cada realidade e estádios fenológicos, esses produtos têm contribuído significativamente para um melhor desenvolvimento das plantas e potencial produtivo.

Os fertilizantes líquidos permitem uma nutrição mais precisa e otimizada, reduzindo perdas e oferecendo ao produtor um manejo mais racional e eficiente”, afirma Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro, empresa especializada em soluções nutricionais para a agricultura.

Segundo Sodré, a adoção dos fertilizantes líquidos é estratégica não apenas para culturas anuais como soja, milho e trigo, mas especialmente para a fruticultura e, em particular, para a viticultura. “No Sul de Minas e no interior de São Paulo, temos acompanhado de perto a adoção dessa tecnologia por produtores de uva. Eles perceberam que um solo bem preparado e equilibrado, com nutrientes aplicados de forma líquida e direcionada, garante melhores brotações após a poda de inverno e, consequentemente, uvas de maior qualidade”, destaca.

Além da eficiência agronômica, os fertilizantes líquidos oferecem ainda vantagens logísticas e operacionais. A aplicação via fertirrigação ou pulverização foliar, por exemplo, proporciona ao produtor mais agilidade e flexibilidade no manejo, otimizando tempo e recursos.

Com o clima mais seco e as temperaturas mais baixas do inverno, o solo tende a reter menos umidade, o que pode comprometer a absorção de nutrientes. Nesse cenário, os fertilizantes líquidos se mostram ainda mais vantajosos, pois oferecem maior solubilidade e disponibilidade imediata dos elementos essenciais ao desenvolvimento radicular, preparando a planta para uma retomada vigorosa no ciclo seguinte.

A GIROAgro, com atuação nacional e foco em inovação agronômica, tem investido fortemente em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias líquidas adaptadas às diferentes realidades do campo brasileiro. “Nossa missão é estar ao lado do produtor, oferecendo soluções que realmente façam a diferença no dia a dia da lavoura. E isso começa com a base de tudo: o solo”, conclui Leonardo Sodré.

 

Videiras de dupla poda crescem muito bem no inverno Fertilizantes e boa poda são os diferenciais


 



 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE