- mell280
11/07/2025 10h40
Mercado pet alia produção de alimentos ao bem-estar animal a partir da escolha de matérias-primas
Cofundadora da COBEA, Special Dog é a primeira fabricante de alimentos para animais de estimação no Brasil a implantar política de compra de ovos 100% livres de gaiolas
Proteínas, como o ovo integral em pó, são matérias-primas amplamente utilizadas na produção de alimentos para o mercado pet. Com o aumento da conscientização sobre as condições das galinhas em sistemas convencionais de produção de ovos, cresce também a demanda por produtos com padrões mais elevados de bem-estar animal. Essa tendência não se limita à alimentação humana — ela também vem se consolidando no setor de pet food, refletindo a compreensão de que práticas mais éticas geram valor agregado ao produto, além de impactar positivamente a qualidade dos alimentos.
Com esse entendimento, a Special Dog Company, uma das maiores fabricantes de alimentos para animais de estimação do Brasil, anunciou em 2023 que passaria a adquirir exclusivamente ovos provenientes de galinhas criadas livres de gaiolas em suas formulações. Em apenas 10 meses, a empresa desenvolveu e concluiu a implementação de um efetivo plano de ação sobre bem-estar animal em sua cadeia de suprimentos, substituindo 100% dos ovos utilizados em seus produtos por ovos provenientes de sistemas que asseguram um ambiente mais adequado às galinhas.
Com essa conquista, a Special Dog tornou-se a primeira fabricante de alimentos pet do Brasil a implementar integralmente essa política em sua produção. A empresa agora expande o olhar para outras cadeias produtivas, como a de peixes, com previsão de significativos avanços ainda em 2025, e a de suínos.
O compromisso com a temática se fortaleceu ainda mais com sua adesão à COBEA (Colaboração Brasileira de Bem-Estar Animal) em 2024, uma iniciativa sem fins lucrativos idealizada pela certificadora Produtor do Bem e composta inicialmente por sete empresas comprometidas em avançar nessas práticas em suas cadeias produtivas. Na primeira reunião da coalização, o gerente de desenvolvimento sustentável da Special Dog, João Paulo Figueira, foi escolhido para presidir o primeiro mandato da entidade, que hoje conta com oito membros.
Construção coletiva e visão estratégica
Em geral, os debates sobre sustentabilidade no setor de pet food costumam se concentrar em temas como descarbonização e transição energética. No entanto, a Special Dog enxerga o bem-estar animal como um pilar igualmente estratégico — tanto pelo alinhamento com os valores de seus clientes quanto pelo potencial de diferenciação no mercado. “Pela natureza do nosso negócio, que promove saúde e longevidade aos pets por meio de uma nutrição equilibrada, o tema tem enorme sinergia com o que fazemos. As empresas que liderarem essa pauta junto a seus fornecedores terão uma oportunidade concreta de se destacar”, avalia Figueira.
Segundo ele, o interesse pelo tema é crescente entre os principais players do setor, geralmente mais atentos às novas demandas de mercado. Ainda assim, o tópico permanece como uma agenda em estágio inicial para a maioria das empresas de pet food. Entre os desafios, ele destaca a baixa disponibilidade de fornecedores comprometidos com práticas comprovadas de bem-estar animal, o que exige da indústria não apenas busca ativa, mas também apoio e estímulo.
Por isso, a empresa aposta em um processo gradativo, que envolva educação, sensibilização e maior colaboração entre os diferentes elos da cadeia. Como muitas das matérias-primas utilizadas são adquiridas dos mesmos produtores que atendem à alimentação humana, há amplas oportunidades de sinergia e colaboração intersetorial.
“É justamente esse espírito colaborativo que orienta a atuação da COBEA. Estamos construindo um novo modelo de cooperação entre todos os elos da cadeia de proteína animal, com o objetivo de consolidar os necessários avanços. Desde o início ficou claro que havia um propósito comum, legítimo, de superar os atuais desafios. Acreditamos que a união de empresas comprometidas com essa causa — somando competências, experiências e visões complementares — é o caminho para alcançar, com mais velocidade e consistência, o bem-estar efetivo de aves, suínos, peixes e demais espécies”, conclui.
Sobre a COBEA
A COBEA é uma iniciativa de cooperação pré-competitiva inédita no sul global, criada com o propósito de promover o bem-estar animal. Idealizada pela startup certificadora Produtor do Bem, a iniciativa já conta com a adesão de oito importantes atores da cadeia de proteína animal brasileira: Grupo IMC (International Meal Company), Special Dog Company, Minerva Foods, JBS Brasil, Planalto Ovos, Mantiqueira Brasil, Danone Brasil e Nestlé Brasil.