PUBLICIDADE
- mell280
02/07/2025 08h59
96% das empresas estão ampliando o uso de agentes de IA, aponta Cloudera
Joyce Oliveira - Sing Comunicação de Resultados
Relatório global elaborado com líderes de TI mostra que a maioria aposta nessa tecnologia para ganho competitivo, mas ainda enfrenta desafios como privacidade de dados, integração e qualidade da informação
São Paulo, 02 de junho de 2025 – A Cloudera, única plataforma verdadeiramente híbrida para dados, analytics e IA, divulga resultados do novo relatório “O Futuro dos Agentes de IA Corporativos”. A pesquisa ouviu , pelo menos, 1,5 mil líderes de TI de empresas em 14 países para entender os padrões de adoção, os principais casos de uso e as percepções sobre os agentes de IA. Os dados mostram que 96% dos entrevistados planejam expandir o uso desses agentes nos próximos 12 meses e metade pretende fazer isso de forma ampla, em toda a organização. Entre as principais aplicações estão bots de otimização de performance (66%), agentes de monitoramento de segurança (63%) e assistentes para desenvolvedores (62%).
Para líderes de negócios e tecnologia, os agentes de IA marca uma nova era: mais que automação tradicional, trata-se de sistemas capazes de raciocinar, agir e se adaptar em tempo real. Quando bem implementados, esses agentes inteligentes promovem agilidade operacional, redução de custos e melhorias expressivas na experiência do cliente. Não por acaso, 83% das organizações afirmam que investir em agentes de IA é essencial para manter a competitividade no mercado.
O Brasil também se destaca globalmente na pesquisa, mais especificamente quando o assunto é IA voltada ao varejo. Segundo o relatório, o país está entre os líderes mundiais no uso de estratégias de engajamento com clientes baseadas em IA, ao lado de Estados Unidos e Reino Unido.
“O varejo brasileiro tem se mostrado um dos mais inovadores na aplicação de IA para transformar a experiência do consumidor e da personalização ao atendimento inteligente. Isso demonstra não só a maturidade digital do setor, mas também a disposição em investir em soluções que tragam retorno real ao negócio”,afirma Rúbia Coimbra, Vice-Presidente da Cloudera para a América Latina.
Além de reforçar os benefícios, o estudo da Cloudera responde às principais dúvidas sobre esse tipo de tecnologia:
Qual o grau de adoção atual? A maioria (57%) dos líderes de TI já implementou agentes de IA nos últimos dois anos — 21% só no último ano —, evidenciando um ritmo acelerado de crescimento.
Como as empresas estão adotando os agentes? Dois terços (66%) estão construindo agentes em plataformas de infraestrutura de IA corporativa, enquanto 60% utilizam funcionalidades já embutidas em seus sistemas principais. Essa abordagem híbrida mostra a preferência por implantações escaláveis, seguras e próximas dos dados.
Quais são os principais obstáculos? Privacidade de dados (53%), integração com sistemas legados (40%) e altos custos de implementação (39%) são os principais entraves — todos relacionados à necessidade de uma gestão de dados robusta e unificada.
Por onde começar? O ideal é começar com um projeto de alto impacto e escopo controlado — como um agente interno de suporte de TI. Esses casos de uso com retorno rápido ajudam a comprovar o ROI, aumentar a confiança interna e pavimentar o caminho para adoções em maior escala.
“Os agentes de IA deixaram de ser experimentais e já estão gerando automação real, eficiência e resultados para os negócios. Estamos vendo empresas rodando centenas de modelos em produção, todos exigindo dados precisos e bem gerenciados para entregar valor”, afirma Abhas Ricky, Chief Strategy Officer da Cloudera. “Em 2025, essa tecnologia está ganhando protagonismo, indo além da IA generativa e promovendo impactos operacionais concretos. A Cloudera viabiliza essa transformação com um ecossistema robusto de IA corporativa, apoiando organizações globais na criação de fluxos de trabalho seguros, escaláveis e integrados que transformam dados em ação”, finaliza Ricky.
A pesquisa também identificou os principais usos da tecnologia por setor:
Serviços financeiros e seguros: Detecção de fraudes (56%), avaliação de riscos (44%) e assessoria de investimentos (38%) lideram. Agentes estão sinalizando transações suspeitas em tempo real, simulando cenários de mercado e apoiando conselheiros com sugestões personalizadas.
Indústria: Automação de processos (49%), otimização da cadeia de suprimentos (48%) e controle de qualidade (47%). Agentes monitoram linhas de produção, ajustam rotas logísticas e eliminam tarefas repetitivas para mais eficiência.
Saúde: Agendamento de consultas (51%), auxílio diagnóstico (50%) e processamento de prontuários (47%). Os agentes reduzem a carga administrativa, organizam dados médicos e apoiam médicos na identificação de doenças via imagem.
Telecomunicações: Bots de atendimento (49%), agentes de experiência do cliente (44%) e monitoramento de segurança (49%) são as principais aplicações. Esses agentes resolvem problemas de serviço, identificam clientes em risco e protegem as redes contra ameaças.
Baixe e leia o estudo na íntegra acessando o site oficial aqui.
Sobre a Cloudera
A Cloudera é uma plataforma híbrida para dados, analytics e IA. Com 100 vezes mais dados sob gestão do que fornecedores exclusivamente em nuvem, a Cloudera capacita empresas globais a transformar todos os tipos de dados — em nuvens públicas ou privadas — em insights confiáveis e valiosos. Seu data lakehouse aberto oferece gestão escalável e segura de dados com analytics nativos da nuvem, permitindo que os clientes levem modelos de GenAI até os dados, preservando a privacidade e garantindo uma IA responsável. As maiores marcas do mundo em setores como finanças, seguros, mídia, indústria e governo confiam na Cloudera para resolver desafios que antes pareciam impossíveis — hoje e no futuro.