Entre os mais de 300 programas inscritos de todo o país, o MS Ativo Municipalismo foi selecionado entre os 12 finalistas, um feito que simboliza o reconhecimento de um trabalho conjunto em prol da melhoria da gestão pública.
“Acredito que isto é motivo de orgulho não apenas ao Governo do Estado, mas também para Mato Grosso do Sul. Todos fazem parte disto, é um trabalho em conjunto e mostra que estamos no caminho certo”, declarou o governador Eduardo Riedel.
Com foco em fortalecer o municipalismo, a iniciativa MS Ativo vem promovendo uma verdadeira transformação na relação entre Estado e municípios. A gestão estadual reforça seu compromisso em ouvir as demandas locais e atuar de forma integrada, consolidando políticas públicas mais eficazes e centradas na realidade da população.
Neste novo ciclo do programa já recebemos 50 prefeitos municipais e alcançamos 63 municípios com os Seminários Regionais e o nosso sentimento é positivo. As cidades estão em evolução e houve uma transformação no nosso Estado. Vamos continuar com esta gestão municipalista, ouvindo quem mora nas cidades para atender as verdadeiras necessidades das pessoas”, reforçou o governador.
Para o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo e também coordenador do MS Ativo Municipalismo, estar pela terceira vez consecutiva entre os melhores projetos nacionais de gestão pública mostra que o Governo do Estado está se fortalecendo como instituição. "Como o projeto semifinalista diz respeito à relação Estado-Prefeituras, esperamos ajudar os municípios na melhoria da qualidade das políticas e serviços municipais. Quem ganha com isso é o cidadão", destacou.
O Prêmio Excelência em Competitividade reconhece as melhores práticas de gestão pública que impulsionam resultados concretos no desenvolvimento dos estados brasileiros. Em 2025, após examinar o recorde de 333 políticas públicas inscritas, a banca de seleção do CLP classificou 12 boas práticas semifinalistas. Dessas, serão selecionadas seis finalistas, das quais sairão três vencedoras. O anúncio das finalistas será no começo de julho, e o das vencedoras no dia 27 de agosto, durante o lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, em Brasília (DF).