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Inverno aquece oportunidades para o comércio: como as empresas podem vender mais na estação mais fria do ano


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  • mell280

04/06/2025 09h34

Inverno aquece oportunidades para o comércio: como as empresas podem vender mais na estação mais fria do ano

assessoria


O inverno é marcado por uma busca maior por conforto, aconchego e custo-benefício.

Com consumidores mais focados em conforto e custo-benefício, empresas precisam ajustar estratégias, produtos e promoções para conquistar espaço no mercado

Com a chegada do inverno, o comportamento do consumidor passa por transformações importantes que impactam diretamente o comércio. Pesquisa conduzida pela EY-Parthenon em 2024, mostra que 81% dos brasileiros estão mais atentos à relação custo x benefício, o que faz com que as empresas precisem adaptar suas estratégias para oferecer produtos e serviços que realmente atendam às necessidades dessa época. 

 

Segundo a economista e coordenadora do curso de Administração da Faculdade Santa Marcelina, Enivalda Alves da Silva Pina, a estação é marcada por uma busca maior por conforto, aconchego e custo-benefício. “O sucesso dos negócios durante o inverno está diretamente ligado à capacidade de ajustar o mix de produtos, priorizando itens como roupas e acessórios de frio, bebidas e alimentos quentes, além de produtos de bem-estar que trazem conforto para os consumidores”, explica.  

 

Além disso, Enivalda ressalta a importância das campanhas de marketing voltadas para o calor humano e o aconchego, elementos que ganham ainda mais força nessa estação. “Campanhas sazonais que trazem uma conexão emocional com o público, junto com parcerias locais e participação em eventos, são estratégias que potencializam a visibilidade das marcas e atraem consumidores de forma genuína”, comenta. 

 

Para garantir que essas ações tragam resultados concretos, a especialista recomenda que os empresários monitorem indicadores como volume de vendas, ticket médio, taxa de conversão e engajamento nas redes sociais. “Com esses dados em mãos, é possível ajustar rapidamente as estratégias e manter a competitividade no mercado”, afirma. 

 

Enivalda Alves da Silva Pina reforça que o inverno é mais do que uma estação fria; é uma oportunidade estratégica para as empresas conquistarem novos clientes e fortalecerem sua presença no mercado, oferecendo experiências que vão além do produto. “Marcas que entendem essa dinâmica e atuam de forma inovadora têm maiores chances de sucesso, transformando o período em crescimento e fidelização”, conclui. 

 

Sobre a Faculdade Santa Marcelina

Faculdade Santa Marcelina é uma instituição mantida pela Associação Santa Marcelina – ASM, fundada em 1º de janeiro de 1915 como entidade filantrópica. Desde o início, os princípios de orientação, formação e educação da juventude foram os alicerces do trabalho das Irmãs Marcelinas. Em São Paulo, as unidades de ensino superior iniciaram seus trabalhos nos bairros de Perdizes, em 1929, e Itaquera, em 1999. Para os estudantes é oferecida toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento intelectual e social, formando profissionais em cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu). Na unidade Perdizes os cursos oferecidos são: Música, Licenciatura em Música, Artes Visuais,  e Moda. Já na unidade Itaquera são oferecidas graduações em Psicologia, Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Estética e Cosmética. Além disso, há também a opção de cursos na modalidade de ensino a distância, que incluem Administração, Gestão Comercial, Gestão Hospitalar e Gestão de Recursos Humanos.

 

 




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