PUBLICIDADE
- mell280
14/05/2025 09h15
Brasil abre 5 novos mercados agropecuários na China, o que deve beneficiar MS
Ampliação dos mercados tem impacto direto para MS, que tem a China como principal parceiro comercial
Por Jhefferson Gamarra
Durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China nesta terça-feira (13), o Brasil alcançou um marco histórico nas relações comerciais com o país asiático ao conquistar a abertura simultânea de cinco novos mercados para produtos agropecuários brasileiros. O anúncio foi feito durante cerimônia de assinatura de atos no Grande Palácio do Povo, em Pequim, com a presença do presidente chinês Xi Jinping e de representantes dos dois governos.
Os novos acessos foram formalizados por meio de acordos bilaterais entre o MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) e a GACC (Administração-Geral de Aduanas da China). Foram autorizadas as exportações brasileiras de carne de pato, carne de peru, miúdos de frango (coração, fígado e moela), grãos derivados da indústria do etanol de milho (DDG e DDGS) e farelo de amendoim.
Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, essa foi a maior liberação de produtos brasileiros para o mercado chinês em um único ato. “O Brasil alcança uma conquista histórica, fruto de uma relação sólida com a China e da confiança construída com base em qualidade sanitária e capacidade produtiva”, afirmou.
Além das aberturas comerciais, os dois países assinaram um Memorando de Entendimento na área de medidas sanitárias e fitossanitárias, que pretende intensificar a comunicação técnica e fortalecer a cooperação em temas relacionados à segurança dos alimentos e à proteção da saúde humana, animal e vegetal. O objetivo é garantir maior previsibilidade e agilidade nos trâmites comerciais entre os dois países.
veja também
Encontro da Educação
Professora Silvana Carra Dias fala sobre reencontro com colegas da educação em Maracaju
Industria
Com presidente do Paraguai e Longen, Paulo Corrêa defende competitividade das indústrias de MS
22/03 Dia Mundial da Água


