- mell280
12/05/2025 07h35
RAR moderniza sua marca, reestrutura negócios e projeta crescimento de 16% em 2025
A empresa de Vacaria/RS, anunciou sua nova identidade visual que reflete expansão dos negócios e posicionamento estratégico da companhia, que busca atingir R$ 1 bilhão em receita líquida até 2034.
A RAR, empresa de Vacaria (RS) especializada em queijos, azeites, maçãs e produtos agrícolas, anuncia a modernização de sua marca e a reorganização de suas unidades de negócio. O movimento ocorre no mês em que a companhia, fundada por Raul Anselmo Randon, completa 46 anos de operação. A empresa adota agora o nome RAR Agro & Indústria, uma nova identidade visual e uma nova arquitetura de marcas, que também inclui a modernização da unidade de fruticultura, que anteriormente era exclusiva para a produção de maçãs e agora agrega o cultivo de cereais e produção de leite da empresa: a Rasip, que passa a se chamar Rasip Agro.
A reformulação integra a estratégia de crescimento da RAR, que projeta um aumento de 16% na receita líquida para 2025, atingindo R$ 580 milhões. Em 2024, a empresa alcançou receita de R$ 500 milhões, um crescimento de 6,5% sobre o ano anterior. No longo prazo, a meta é atingir R$ 800 milhões em 2029 e R$ 1 bilhão até 2034, com expansão média anual de aproximadamente 10%.
A nova arquitetura de marca será organizada em três frentes principais:
RAR Agro & Indústria: como marca corporativa da empresa, foi mantido o RAR, em homenagem ao legado do fundador da empresa, Raul Anselmo Randon, e acrescido de Agro & Indústria.
Rasip Agro: representando uma das unidades de negócios, onde concentra a produção agrícola, com maçãs, uvas, grãos, azeitonas e leite, para o mercado interno e para exportação. Submarcas como Rasip Kids e Rasip Belgala complementam o portfólio.
RAR Gastronomia: representando a outra unidade de negócio da empresa, que reúne os produtos como lácteos, charcutaria, azeites, acetos, vinagres e vinhos. Submarcas: Gran Formaggio Rar (queijo tipo Grana) e a rede de franquias Spaccio Rar Gastronomia.
A mudança é resultado de um projeto estratégico iniciado em 2023, com base em pesquisa quantitativa realizada pelo Instituto PHD com 1.300 consumidores no Sudeste e Sul do país. A análise revelou oportunidades de fortalecer o reconhecimento da marca, reforçar a associação da RAR ao universo da gastronomia e simplificar sua estrutura para o público interno e externo.
“A RAR está passando por um processo de evolução que respeita seu legado e, ao mesmo tempo, projeta o futuro. As marcas que os consumidores já conhecem e amam permanecem — apenas foram modernizadas”, afirma Sergio Martins Barbosa, presidente executivo da RAR Agro & Indústria
Produtos icônicos, como o Gran Formaggio — primeiro queijo tipo grana produzido fora da Itália —, terão novas embalagens, que devem chegar no varejo no segundo semestre de 2025, assim como todos os produtos da marca Rar Gastronomia.
Segundo Angelo Sartor, CEO da RAR Agro & Indústria, a nova marca reflete a diversidade e a solidez das operações da companhia. “A RAR vem ampliando sua atuação em diferentes frentes do agro e da indústria alimentícia. Recentemente investimos na ampliação de pomares e na abertura de novos mercados de exportação, e a nova marca traduz essa expansão e a busca constante por inovação, eficiência e conexão com clientes e parceiros.”
Com sede em Vacaria, a RAR possui atuação em todo o Brasil e exporta para mais de 15 países. Sua rede de franquias conta com unidades em Curitiba (PR), São José dos Campos (SP), Florianópolis (SC), Gramado (RS) e a loja própria em Vacaria (RS).
Sobre a RAR Agro & Indústria
A RAR Agro & Indústria, teve origem na fruticultura, com o cultivo da maçã na década de 70. Hoje, é uma das maiores produtoras e comercializadoras da fruta no Brasil, comprometida com a inovação e a sustentabilidade. Com um legado deixado pelo fundador da empresa o Sr Raul Anselmo Randon, nos anos 1990, montou a primeira fábrica de queijo Tipo Grana fora da Itália lançando a marca Gran Formaggio. A empresa tem, em seu portfólio, linha de importados como queijos e acetos italianos, presuntos e salames italianos e espanhóis, e azeites de oliva chilenos. A linha de derivados é composta por creme de leite fresco e manteiga. Com sede em Vacaria (RS), conta ainda com linha de 36 rótulos entre vinhos e espumantes, nacionais e importados, e azeite de oliva produzido a partir de olivares próprios.