PUBLICIDADE
- mell280
01/05/2025 08h27
Cerca de 75% das lavouras de milho estão em boas condições no Estado, aponta SIGA-MS
Crislaine Oliveira (Assessoria de Comunicação da Aprosoja/MS)
De acordo com o Projeto SIGA-MS, executado pela Aprosoja/MS, até o dia 11 de abril, o plantio do milho segunda safra 2024/2025 alcançou 97,4% da área acompanhada no Estado.
A região norte está com o plantio mais avançado, com média de 99,8%, enquanto a região centro está com 98,6% e a região sul com 97,4% de média. A área plantada até o momento, é de pouco mais de 2 milhões de hectares.
Ainda de acordo com o SIGA-MS, as condições das lavouras do Estado estão majoritariamente boas. De acordo com o coordenador técnico da Aprosoja/MS, Gabriel Balta, essa avaliação é baseada na área total cultivada na propriedade, e classifica as lavouras como "ruim", "regular" ou "bom". "Para uma lavoura ser classificada como "ruim", ela deve apresentar diversos critérios negativos, tais como alta infestação de pragas (plantas daninhas, pragas e doenças) ou falhas no estande de plantas, desfolhamento excessivo, enrolamento de folhas, amarelamento precoce das plantas, entre outros defeitos que causem perdas significativas de produtividade. Uma classificação "regular" é atribuída a lavouras que apresentam poucos problemas relacionados a pragas, estande de plantas razoável e pequeno amarelamento das plantas em desenvolvimento. Já uma classificação "bom" é dada a lavouras que não possuem nenhuma das características anteriores, com plantas saudáveis e que garantem uma boa produtividade".
Na Região Norte, as lavouras em boas condições representam 92% da área total; na Região Nordeste, o percentaul é 98%; na Região Oeste, 97%; na Região Centro, 77%; na Região Sudoeste, 85%; e na Região Sudeste, 88% das lavouras estão em boas condições. Já na Região Sul, o percentual cai para 32%, e por fim, na Região Sul-Fronteira, o percentual é de 55%.
A estimativa aponta que a segunda safra de milho 2024/2025 será 0,1% superior em comparação ao ciclo anterior (2023/2024), com uma área cultivada de 2,1 milhões de hectares. A produtividade média esperada é de 80,8 sacas por hectare, alinhada ao potencial produtivo observado nas últimas cinco safras do estado. Com base nesses
números, a expectativa é de uma produção total de 10,2 milhões de toneladas, o que representa um crescimento significativo de 20,6% em relação ao ciclo
anterior.
Mais informações sobre o cenário das lavouras de soja e de milho, clima e mercado de grãos podem ser obtidas aqui.
veja também
XXXVIII Congresso do Conasems
Maracaju marca presença no maior congresso de saúde pública do Brasil com destaque para projeto da Atenção Básica
Resíduos Sólidos
Maracaju amplia infraestrutura de resíduos sólidos e reforça compromisso ambiental com entrega de três novas estruturas
54ª Expomara