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Aumento no casos virais afeta atendimento e Hospital Soriano Corrêa da Silva pede compreensão da população


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08/05/2024 00h17

Aumento no casos virais afeta atendimento e Hospital Soriano Corrêa da Silva pede compreensão da população

Ana Brito


 O constante aumento de doenças virais, sejam respiratórias ou intestinais, tem comprometido o atendimento nas unidades de saúde em todo o Mato Grosso do Sul. Em Maracaju, não é diferente. A diretoria do Hospital Soriano Corrêa da Silva vem a público pedir compreensão à população e que casos menos graves sejam atendidos na Unidade Básica de saúde.

 
“Priorizamos pelo atendimento próximo e humanizado e sempre será assim. Em este momento de agravamento na situação da saúde pública, o que pedimos é a sensibilização da nossa comunidade em relação ao que está acontecendo”, afirma a diretora da ABM, Teliane Bisognin.
 
Diante do atual surto do vírus Influenza e arbovírus, algumas medidas podem ser tomadas para minimizar o tempo de espera. “Como os picos de atendimento têm sido maiores durante o fim de tarde e noite, a orientação é que quem puder e tiver necessidade que priorize o atendimento ainda no período da manhã, nas unidades básicas de saúde, caso seja possível e não resulte no agravamento do quadro clínico”, afirma o diretor técnico do Hospital Soriano Corrêa da Silva, Marcel Barboza.
 
A medida citada pelo médico pode contribuir para diminuir o tempo de espera no hospital. Além disso, ele alerta para que a população se vacine contra gripes, influenza e dengue.
 
É importante esclarecer que a classificação do paciente segue critérios estabelecidos em protocolos técnicos que levam em consideração sintomas e dados de monitorização apresentados na hora da triagem.
 
Por isso, ao chegar ao Hospital o atendimento segue ordem definidas pelas cores das pulseiras e o tempo de espera é preconizado pelo Grupo Brasileiro de Classificação de Risco.
 
A Cor Vermelha requer atendimento imediato. Já a Amarela atendimento em até 50 minutos. A Verde atendimento em até 2 horas. A
Azul atendimento em até 4 horas.
 
Por isso, os pacientes classificados na cor vermelha e amarela devem procurar atendimento a qualquer horário no hospital e os pacientes classificados na cor verde, laranja e azul devem primeiramente procurar atendimentos na unidade básica, pois caso se dirijam diretamente ao hospital haverá uma espera maior no tempo de atendimento pois a prioridade são pacientes classificados na cor vermelha e amarela.
 
Lembrando que a cor vermelha indica atendimento imediato, em que há alto risco de morte para o usuário, tendo prioridade entre os demais presentes na Emergência. A cor amarela também representa um caso grave e significa maior prioridade de atendimento.
 
 




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