PUBLICIDADE

Em parceria com o HEMOSUL, Prefeitura de Maracaju realizou campanha de doação de sangue.


PUBLICIDADE

23/03/2024 19h03

Em parceria com o HEMOSUL, Prefeitura de Maracaju realizou campanha de doação de sangue.



 Ação ocorreu nos dias 21 e 22 de março no Posto Central e contou com positiva participação da sociedade.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o HEMOSUL – Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul, realizou na última quinta-feira (21) e sexta-feira (22-03) uma grande campanha de doação de sangue.

A ação contou com a supervisão da Coordenadora da Campanha de Doação de Sangue, Raquel Nunes de Campo Grande e também da Coordenadora do Hemosul, Marina Sawada Torres.

O Hemosul destinou uma equipe de 15 (quinze) colaboradores para se juntar aos profissionais de saúde do município, atuando durante toda a campanha, tendo como expectativa a coleta de 200 bolsas de sangue. Para abastecer todos os hospitais do estado, o Hemosul promove diversas campanhas ao longo do ano.

Na ocasião, também ocorreu o cadastro e atualização de cadastro de doação de medula óssea para pessoas de 18 a 35 anos e 9 meses, os dados cadastrais são coletados e inclusos no registro nacional de Doadores de Medula Óssea, o REDOME, que é ligado ao Ministério da Saúde do Governo Federal.

Doação de sangue

Após fazer o cadastro na recepção, passa por entrevista, se estiver apto é servido o lanche, água e depois segue para a coleta. São 9 coletas simultâneas. Com sala de observação caso passe mal.

A doação de sangue é um ato altruísta e voluntário.
 

COMO SE TORNAR UM DOADOR VOLUNTÁRIO DE MEDULA ÓSSEA

Entenda o Processo

Você precisa ter de 18 até 35 anos e 9 meses, estar em boa saúde, fazer o PRÉ-CADASTRO no APP do REDOME e comparecer ao Hemocentro informado com documento oficial com foto.

Será colhido um tubinho de sangue para o exame de compatibilidade (MLA). Nesse exame será verificado seu tipo de medula óssea.

Seus dados cadastrais e o seu HLA serão incluídos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, o REDOME, ligado ao Ministério da Saúde.

Toda vez que houver uma busca por doadores, suas informações serão cruzadas com as informações do paciente que precisa receber o transplante.

É imprescindível manter sempre o cadastro atualizado com telefone e endereço, pois é por ele que você será localizado quando um paciente precisar de você.

Se houver compatibilidade com algum paciente, você será contatado para confirmar seu desejo de ser um doador e então realizar testes mais completos.

Depois da compatibilidade confirmada, você será avaliado por um médico e decidirá sobre a doação.

A doação pode ser feita de duas maneiras:

• A primeira é por meio de aférese, ou seja, você recebe uma medicação injetável por cinco dias para forçar as células-tronco a irem para sangue. Depois as células são coletadas com ajuda de uma máquina como uma doação de sangue.

• A segunda é a coleta direta do osso da bacia, o procedimento é feito com anestesia e a medula óssea é colhida da região das nádegas com seringas e agulhas, sem nenhum corte e sem afetar os nervos.

A recuperação é rápida, você pode voltar para casa no mesmo dia ou no dia seguinte da doação. A medula se recompõe em 15 dias.

Seja um doador de medula óssea. Salve Vidas!

Autor:Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação
GOSTEI
NÃO GOSTEI





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE