PUBLICIDADE

Na abertura de fórum sobre Corredor Bioceânico, Reinaldo Azambuja destaca momento histórico para América Latina


PUBLICIDADE
  • mell280

26/05/2022 13h22

Na abertura de fórum sobre Corredor Bioceânico, Reinaldo Azambuja destaca momento histórico para América Latina

Na abertura de fórum sobre Corredor Bioceânico, Reinaldo Azambuja destaca momento histórico para América Latina

Paulo Fernandes


 Reunindo autoridades de quatro países (Brasil, Paraguai, Argentina e Chile), o Fórum “A Integração dos municípios do Corredor Bioceânico’’ teve início nesta quinta-feira (26), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, com a perspectiva de avançar ainda mais na efetividade da rota, que está em construção. Em seu discurso, o governador Reinaldo Azambuja destacou a importância do momento, com as obras avançadas no Paraguai e o início da construção da ponte entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta.

“Estamos vivendo um momento histórico! Na prática, a cada passo em que a Rota Bioceânica se afirma como uma nova realidade, vamos tirando do papel e do nosso imaginário coletivo um sonho antigo, acalentado por diferentes gerações de brasileiros, paraguaios, argentinos e chilenos. A Rota Bioceânica não apenas abre as portas do vasto centro-oeste brasileiro à América do Sul, mas também aproximará nossa produção, nosso comércio, nosso turismo e a nossa cultura milenar”, disse o governador.

Reinaldo Azambuja disse que América do Sul vive momento histórico

Reinaldo Azambuja também lembrou das iniciativas do ex-prefeito Heitor Miranda dos Santos, do ex-senador Ruben Figueiró e do ex-governador Zeca do PT em construir uma ligação física rumo ao Oceano Pacífico. “Eles ousaram sonhar com a Integração Latino-Americana através do Corredor Bioceânico”.

Já o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos Alberto França, afirmou que o Pacífico é a saída natural das mercadorias rumo ao mercado asiático. Ele acrescentou que, com a finalização do corredor, os produtos brasileiros terão mais competitividade naqueles países e em Paraguai, Argentina e Chile. “No ano passado, exportamos mais para a Ásia que para a Europa, mesmo sem considerar a China e o Japão”, lembrou.

E o presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa, destacou que o Corredor Bioceânico vai conferir a Mato Grosso do Sul a condição de um hub logístico, principalmente pela exportação de carnes, grãos e produtos agroflorestais, como papel e celulose.

Ele também fez questão de destacar o papel de Reinaldo Azambuja na efetivação da ligação. “Meu prezado amigo governador, quando se aproxima a conclusão de seu segundo mandato à frente de uma das mais profícuas administrações de nosso Estado, é uma questão de justiça reconhecer que a saída para o Pacífico, em vias de se concretizar, deve muito a sua clarividência e determinação de líder político que tem os pés na realidade e os olhos postos no futuro. Mato Grosso do Sul será eternamente grato por mais esta conquista”, disse Paulo Corrêa.

O Fórum acontece até sexta-feira (27). Organizado pelo Ministério das Relações Exteriores, ele é realizado pela Assembleia Legislativa em conjunto com o Governo de Mato Grosso do Sul, Frente Parlamentar Internacional do Corredor Bioceânico, Assomasul e Itamaraty.

O objetivo é promover o debate sobre o conjunto de benefícios proporcionados pelo projeto do Corredor Bioceânico, discutir acordos, convênios, logística, transporte, taxas aduaneiras, turismo, comércio, energia e mineração. Do Fórum sairá uma carta de intenções a ser encaminhada ao Itamaraty. 

Também participaram da abertura do Fórum: o senador Nelsinho Trad, que é presidente da Frente Parlamentar Internacional do Corredor Bioceânico; secretário Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar); ministro da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkison de Castro; deputada federal e ex-ministra Tereza Cristina; presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Valdir Couto, e diversos prefeitos; ex-senador Ruben Figueiró; ex-secretário Geraldo Resende; além de embaixadores, cônsules e deputados estaduais, entre outras autoridades. Evento foi realizado na Assembleia Legislativa com presença de autoridades de quatro países





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE