PUBLICIDADE
13/05/2022 11h31
Frio nos próximos dias vai derrubar temperatura para menos de 10ºC em MS
Segundo meteorologista do Inmet, previsão é de frio e nevoeiro em vários locais do Estado
Por Guilherme Correia e Karine Alencar

De acordo com o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) Mamedes Luiz Melo, sábado e domingo terão chuva e, a partir de segunda-feira (16), frio esperado em vários lugares do País chegará em Mato Grosso do Sul.
O frio começa a chegar na segunda-feira no extremo sul do Estado e a temperatura vai ficar entre 12º a 14º. Já na terça-feira, ficará entre 8º e 10º, mas tem lugares que podem ficar abaixo disso."
Segundo ele, a partir de segunda-feira, a previsão é que o frio chegue para todo Estado e nenhum local passe dos 30ºC, com previsão de "nevoeiro em áreas isoladas". "O frio deve durar uma semana e meia", segundo Melo, e somente a partir de 19 a temperatura deve começar a subir, aos poucos.
A chegada da onda de frio até motivou o surgimento de uma expressão nas redes sociais para se referir às baixas temperaturas previstas como "erupção polar". No entanto, conforme reportagem do jornal BBC News Brasil, este termo não existe na meteorologia.
Entretanto, a onda de frio pode chegar até ao Norte do Brasil, ainda que de forma menos acentuada.
Fim de semana - De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) do Estado, os próximos dois dias serão de chuvas com intensidade moderada e forte, acompanhadas de tempestades, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, principalmente nas regiões Sudoeste e Leste de Mato Grosso do Sul.
A instabilidade no sábado (14) já se deve ao avanço da frente fria - que vai derrubar temperaturas em todo território estadual na próxima semana, com transporte de umidade vinda da Amazônia.
As temperaturas mínimas serão de 16°C na região Sul (Sete Quedas) e máximas de até 32°C nas regiões Nordeste e Centro-Norte (Sonora e Paranaíba). Na Capital, a previsão indica temperaturas mínimas de 20°C e máximas por volta dos 28°C.
"O que pode acontecer ai é uma chuva mais forte com tempestade, descarga elétrica, trovoada, rajada de ventos e possibilidade de queda de granizo a partir de amanhã, sábado, e até domingo", diz o meteorologista do Inmet, Mamedes Luiz Melo.
veja também
Mato Grosso do Sul
MS entra em nova era da celulose com megafábricas que vão investir mais de R$ 34 bilhões
Pavimentação da MS-320
Pavimentação da MS-320 integra rota da celulose e realiza sonho de produtores
“Pra Ganhar Compre Lar”
Campanha “Pra Ganhar Compre Lar” avança para a última etapa com o sorteio de 40 poupanças no valor de R$ 5 mil cada
Mais de 80% da safra de milho de MS