PUBLICIDADE

Sessão solene homenageia mulheres e troféu reforça luta por respeito e igualdade


PUBLICIDADE

08/03/2022 13h08

Sessão solene homenageia mulheres e troféu reforça luta por respeito e igualdade

Assessoria


 No Dia Internacional da Mulher, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) homenageou 23 mulheres com o Troféu Celina Jallad, instituído pela Resolução 03/2011, em homenagem à ex-deputada estadual e primeira mulher a fazer parte do grupo de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS). A sessão solene, realizada nesta terça-feira (8), foi proposta pela deputada Mara Caseiro (PSDB), única representante feminina no Parlamento Estadual. 

“Cada dia mais a participação feminina aumenta nos espaços de poder, seja como líderes, chefes, colaboradoras ou cooperadas. As mulheres têm sido protagonistas e esse dia é importante para prestigiarmos e reconhecermos a força feminina, além de reivindicarmos nossos direitos. Fizemos uma jornada de busca pela paridade e os espaços foram se consolidando. Hoje as mulheres estão também na política, na ciência e na economia. Estão por toda a parte. A luta contra o machismo é histórico, mas temos feito avanços. As mulheres chegam a ganhar até 48% a menos que os homens, algumas até mesmo com formação superior e sofrem os mais diversos tipos de assédio, além de serem subrepresentadas. Celina foi a terceira mulher a assumir o Parlamento. Ela desbravou caminhos, defendendo a igualdade social e o respeito. Em nome dela eu parabenizo a todas e continuemos na luta por uma sociedade mais justa e de paz”, discursou Mara Caseiro.


Sessão solene ocorreu no plenário Júlio Maia 

Junto à Mara, que presidiu a solenidade, compuseram a mesa o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Paulo Corrêa (PSDB), a primeira dama Fátima Azambuja, a subsecretária da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja e as duas homenageadas no plenário – as demais acompanharam virtualmente a sessão que ocorreu de forma híbrida.

“Em Mato Grosso do Sul 45% dos lares são geridos por mulheres. Essas guerreiras que temos um profundo respeito. Mas ainda temos muitos feminicídios, um dado triste. Então os 24 deputados têm um trabalho de respeito pelas mulheres. Agradeço a todos que participam em nome da Fátima Azambuja, a primeira dama que teve um papel essencial para aprovação de dois projetos aqui na Assembleia que beneficiaram muito a população: o Energia Social e o Mais Social”, enfatizou o deputado Paulo Corrêa. Saiba quais são esses projetos clicando aqui e aqui.

Igualmente, a primeira-dama reforçou a luta. “Agradecer muito à parceria da Assembleia Legislativa nessa batalha, na parceria nos projetos que o Governo propõe. Digo que temos muitas mulheres aguerridas para fazer Mato Grosso do Sul seguir em frente e que possamos nos anos seguintes ter mais representações femininas decidindo o futuro de nossas famílias e crianças. Muitos abusos contra as mulheres ocorrem dentro das casas. Que possamos dar educação às nossas meninas que elas podem estar aonde querem estar. E aos meninos, que devam respeitar suas irmãs, mães, mulheres para o fim da violência e que tenhamos sempre pessoas empenhadas nessa causa”, refletiu.


Troféu Celina Jallad foi entregue às homenageadas

Em nome do Governo do Estado, a subsecretária Luciana Azambuja concordou com a necessidade do fim da violência contra a mulher. “Que possamos refletir sobre a importância da mulher, de forma digna e com respeito. Queremos ver o fim da violência de gênero. Que aqui seja um estado muito melhor para meninas e mulheres viverem”, disse Luciana.

Homenageadas

O Dia Internacional de Mulher foi instituído pela Organização das Nações Unidas quando diversos protestos ecoavam pelo mundo por igualdade de direitos. O fato foi relembrado pela homenageada Mônica Dias Ridel, que discursou em nome de todas que receberam a honraria.

“Hoje é um dia em que em todo o mundo as mulheres estão mobilizadas, tanto para reconhecer a luta dos direitos e também estão em prol de pensar novas formas de combater os problemas sociais que as envolvem. Um relatório apontou que levarão 136 anos para alcançarmos a paridade de gênero. Temos muito ainda pela frente. Já somos a maioria na educação brasileira. Comemoramos 90 anos da permissão do voto feminino, após muita luta. Somente em 1962 alcançamos o direito de pedir a guarda dos filhos ou receber herança. Eu torço para que mais mudanças ocorram e que as mulheres do futuro se orgulhem da gente, tanto quanto nos orgulhamos das nossas”, enfatizou Mônica.


Em plenário duas homenageadas receberam a honraria

Visivelmente emocionada, Josefina Ferreira da Silva, 61 anos, contou que criou um casal de filhos com o trabalho de diarista e há quatro anos atua na função de manutenção e limpeza da ALEMS. “Estou muito feliz de estar aqui, representando as mulheres. Estou aqui todos os dias trabalhando e vejo que o mundo é das mulheres, para elas eu tiro o chapéu. Meus parabéns a todas, estou emocionada”.

Em razão das medidas de biossegurança apenas as duas homenageadas participaram de forma presencial e as demais de forma virtual: Zonir Freitas Tetila, Maria Angélica Fontanari de Carvalho e Silva, Íris dos Santos Moreira, Gilmarcia Silva Pereira Alves, Odete Souza Porto, Cátia Teresinha Duarte de Almeida, Aline Santos Nolasco, Vanda Cristina Camilo, Cynthia Todeschini Vieira Tannous, Laura Cristina Garcia Brito, Rosa Medeiros Bezerra, Cecília Tânia Grinberg Zauith, Rosimeire da Silva, Izulina Xavier, Clediane Areco Matzenbacher, Akemi Higashi Guma, Karina de Cássia Santos Garcia, Mônica Dias Riedel, Delasnieve Miranda Daspet de Souza, Elaine Benicasa, Laura Tavares, Maria vilma rotta

Mulheres na ALEMS

O nome do troféu é em alusão à Celina Martins Jallad, que foi professora e empresária e faleceu em 28 de fevereiro de 2011. Destacou-se no Legislativo e também como gestora pública. Conheça mais sobre Celina e todas as mulheres que foram deputadas estaduais na página multimídia especial lançada pela Gerência de Mídias Sociais – ALEMS e ELAS. Na página você também pode conferir as leis que beneficiam as mulheres, ebooks de empoderamento feminino, canais de rede de apoio e muito mais – acesse aqui.

A solenidade foi realizada de forma híbrida e contou com as presenças dos deputados Paulo Duarte (MDB), Amarildo Cruz (PT), Neno Razuk (PTB), João Henrique (PL), Coronel David (sem partido), Evander Vendramini (PP) e Gerson Claro (PP) – veja o que eles falaram aqui.  Um vídeo de homenagem musical da cantora Juliana Monteiro foi transmitido e também outro produzido pela TV Assembleia, que você confere abaixo:

 

facebook sharing button




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE