PUBLICIDADE

'Quase pensei em desistir', diz jovem de MS ao gabaritar matemática e tirar 980 na redação do Enem


PUBLICIDADE

11/02/2022 06h35

'Quase pensei em desistir', diz jovem de MS ao gabaritar matemática e tirar 980 na redação do Enem

Matheus Cacheffo de Amorim, de 19 anos, estudava 12h diárias para alcançar seu objetivo. Para o jovem, uma vaga de Medicina na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul já está garantida.

Por José Câmara e Rafaela Moreira, g1 MS — Mato Grosso do Sul


Matheus celebrando suas conquistas com os amigos de cursinho — Foto: Arquivo pessoal/ Reprodução

 Aos 19 anos e recém-formado no ensino médio, Matheus Cacheffo de Amorim, de Dourados (MS), gabaritou a prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Além de acertar todas as questões em uma das matérias mais temidas pelos estudantes, ele alcançou 980 pontos na redação.


Pelo vestibular interno da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Matheus já garantiu a aprovação no curso de Medicina.

Por causa da pandemia de Covid-19, como grande parte dos estudantes, Matheus passou por um longo período tendo aulas de forma remota. Nos últimos meses, videoaulas e simulados foram suas principais ferramentas de estudo. Após várias tentativas, o estudante pensou em desistir e não esperava com otimismo as notas que obteve.


“Voltei recentemente para o presencial, foi desafiador por ter que conviver com uma nova rotina de estudos. Nos últimos anos conseguiu manter o foco, em alguns momentos quase pensei desistir, passei dois anos sem descanso”, disse.
 
*Aos 18 anos, aluna ‘nota mil’ na redação do Enem 2021 coleciona ouros em olimpíadas de física e química
*Jovem de MS tem uma das 28 redações com nota máxima no Enem 2020: 'Não esperava receber mil'
SISU: 9 pontos sobre o programa de acesso a universidades
 
Ao g1MS, Matheus contou que sempre foi um aluno de destaque, com diversas conquistas no seu histórico estudantil. Segundo ele, passar no vestibular de medicina é um sonho sendo realizado.


“Sempre soube que queria medicina, só que até o ensino médio não sabia como alcançar meu objetivo. Sempre gostei de estudar, tirava boas notas e me esforçava, hoje sei que valeu a pena”, disse.

Prodígio em matemáticaEstudante de MS tira nota máxima em matemática e 980 na redação — Foto: Arquivo pessoal/ Divulgação
Estudante de MS tira nota máxima em matemática e 980 na redação — Foto: Arquivo pessoal/ Divulgação

Matheus pode ter tirado a maior nota do Enem em matemática nesta edição: 953,1. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no entanto, ainda não informou quantos candidatos conseguiram alcançar essa marca. Mesmo tendo facilidade com a matéria, Matheus sempre manteve a rotina de estudo.

“Sempre me dei bem com a matemática, apesar de gostar, nunca deixei de resolver questões. Mesmo com a familiaridade, não relaxei com a matéria, no ano passado acertei 40 questões e nesse ano gabaritei, estou muito feliz”, disse.


Depois que terminou o ensino médio, Matheus optou por um curso preparatório para ajudá-la a realizar o sonho de ingressar no curso superior de Medicina. O estudante avalia ainda que na hora de fazer a prova, o candidato deve saber em qual matéria está mais confortável.

Mesmo gabaritando as questões de matemática, Matheus não garantiu 1000. O motivo, segundo Guilherme Vargas, professor e especialista em vestibulares, é que no Enem a possibilidade de acerto, em caso de "chutes", é baixa, sendo que o sistema avalia estatisticamente a probabilidade de um aluno acertar uma questão ou não.

“A prova do Enem leva em consideração a proficiência do aluno. Sempre vai analisar o comportamento do aluno dentro de toda a prova. Quando as questões são elaboradas, elas são pretextadas, para cada questão damos uma nota que varia”, avaliou o professor.
No Enem 2021, uma das questões que caiu na prova de matemática foi anulada. “A questão que foi anulada foi retirada da régua. No exame sabemos qual a nota máxima que vai ter”, pontuou.

Estratégias para o vestibular
 

Quando questionado sobre a fórmula para conseguir resultados, Matheus destacou que manter o foco e ter uma rotina de estudo podem ser uma das chaves para o sucesso. “O Enem é uma prova diferente, não existe um jeito certo de estudar, é preciso ter uma estratégia e manter o foco”, destacou.

Matheus recomenda que os estudantes prestem atenção nos próprios pontos fracos para garantir o bom resultado.

Ao saber do tema da redação: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil"; Matheus relatou que procurou destrinchar o assunto e manter a calma. Durante a rotina de estudos, o estudante realizava de 2 a 3 redações por semana, o que garantiu uma excelente nota no exame.Matheus celebrando suas conquistas com os amigos de cursinho — Foto: Arquivo pessoal/ Reprodução

“O tema da redação dos últimos anos está sendo muito imprevisível, a minha dica é fazer simulado e treinar muito. A rotina do vestibulando é muito cansativa, mas no fim vale a pena!”, celebrou.
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE