PUBLICIDADE

Governador decretou situação de emergência em função da estiagem e divulgou as metas alcançadas em 2021


PUBLICIDADE
  • mell280

08/01/2022 10h51 - Atualizado em 08/01/2022 11h56

Governador decretou situação de emergência em função da estiagem e divulgou as metas alcançadas em 2021

Leonardo Rocha, Subcom


 Nesta semana o governador decretou a situação de emergência em todo Estado em função da estiagem. O decreto entrou em vigor na última terça-feira (04), com duração de 180 dias. Também foi divulgado que as secretarias e pastas estaduais conseguiram cumprir 88% das metas estabelecidas para 2021. 
O decreto de emergência atendeu a demanda de órgãos como Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Aprosoja (Associação Brasileira dos Produtores de Soja), Produção e Agricultura Familiar) e Defesa Civil. Além do Governo poder realizar ações emergenciais para ajudar o setor, o produtor poderá acionar o seguro agrícola, renegociar parcelas de financiamento e ampliar pagamento de dívidas. 
 
 
Produtor de soja, João Merlo, na sua lavoura (Foto: Saul Schramm)
 

Esta situação de estiagem foi em função das poucas chuvas que tiveram no Estado nestes últimos meses, que acabaram trazendo prejuízos nos setores de grãos, assim como pecuária e avicultura, onde muitos produtores precisaram abrir novos poços artesianos e até recorrer a caminhões pipa para não faltar água aos animais.

 
 
“Desde o mês de dezembro, estamos monitorando a questão da estiagem e seca prolongada em Mato Grosso do Sul. Estamos com volume de chuvas muito pequenas, que trazem grandes problemas em todo Estado para o setor produtivo, por isso decretamos a situação de emergência”, explicou o governador. 
 
 
 
Avicultor Adroaldo Hoffmann (Foto: Edemir Rodrigues)
Produtores já estão levantando os prejuízos, que tiveram em função da estiagem. O agricultor João Merlo, de 68 anos, terá uma perda de 50% da lavoura de soja, pela falta de chuva nos últimos meses. “Fazemos tudo certo, plantamos na época correta, temos todos os cuidados na lavoura, mas não podemos fazer chover. Por isso é importante este apoio do governo”.

Já o avicultor Adroaldo Hoffmann, que administra duas granjas da família em Campo Grande, relatou que o período de estiagem foi muito preocupante, pois os poços artesianos não tiveram água suficiente para demanda, tendo que abrir novos poços e até recorrer a contratação de caminhões pipa. “Na produção avícola nós temos uma necessidade muito grande de ter água, não só para dar para os animais beberem, mas também para regular o ambiente dentro dos barracões”. 

Metas cumpridas


Governador Reinaldo Azambuja (Foto: Chico Ribeiro)
Foi divulgado nesta semana que as secretarias, fundações e autarquias estaduais conseguiram cumprir em média 88% das metas definidas para 2021. A reunião de avaliação ocorreu no final do ano e agora o resultado foi divulgado para população. O percentual superou o ano de 2020, onde foram alcançadas 82% das metas. “Cabe agora, a todos nós (governador e secretários) perseguir no cumprimento das metas, implementar os projetos e concluir os processos de licitação até abril, quando começam as restrições do período eleitoral”, ressaltou o governador. Ele pediu empenho a todos e destacou que este ano é atípico em função de várias restrições devido a eleição em outubro, que traz alguns impedimentos legais.


A avaliação em relação aos indicadores e metas pactuadas para 2021 foi considerada satisfatória. Todos os secretários de Estado e dirigentes de fundações, empresas públicas e autarquias têm seu desempenho e atuação administrativa avaliados anualmente.Governador em reunião com os gestores estaduais (Foto: Chico Ribeiro)

O Contrato de Gestão é um instrumento previsto na Constituição Federal de 1988, mas somente em 2015, quando começou a administração de Reinaldo Azambuja, ele foi implementado como peça de planejamento no governo. O objetivo do contrato de gestão é fixar metas de desempenho.

Foto Capa: Chico Ribeiro
 
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE