PUBLICIDADE

Jucems tem melhor resultado na abertura de empresas das duas últimas décadas


PUBLICIDADE
  • mell280

25/10/2021 05h37

Jucems tem melhor resultado na abertura de empresas das duas últimas décadas

Bruno Chaves, Subcom


 Em mais um claro sinal da retomada da economia, Mato Grosso do Sul fechou o terceiro trimestre de 2021 com a abertura de 7.130 empresas. Conforme dados da Jucems (Junta Comercial do Estado), esse é o melhor resultado para o período de toda a série histórica, que começou em 2000.

“O resultado é uma constante. Dos nove meses do ano, só dois (julho e setembro) não bateram o recorde na abertura de novas empresas”, observa o presidente da Junta, Augusto Castro.

Do total de empresas constituídas no Estado entre janeiro e setembro, 3.059 ficam em Campo Grande (43% do total) e 766 estão em Dourados (11%).

O setor de serviços foi o melhor colocado. Das 7.130 empresas abertas neste ano, 4.600 são deste ramo da economia. Na sequência, aparecem os segmentos do comércio e da indústria com, respectivamente, 2.212 e 321 negócios constituídos.

Para o presidente da Jucems, além da confiança do empreendedor na busca por novos negócios, três fatores devem ser observador nesse cenário.

"Mato Grosso do do Sul tem economia voltada para o campo, girando em torno do agronegócio, que tem bons resultados mesmo na crise. Junto a isso, medidas econômicas adotadas pelo Governo do Estado durante a pandemia e a modernização tecnológica da Jucems, iniciada em 2018, aqueceram a economia e contribuíram para o melhor resultado da série histórica", diz Augusto.

Segundo o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), há uma relação direta entre a confiança do empreendedor e o aumento do número de abertura de empresas.

"Temos acompanhado esse comportamento, não só na quantidade, mas também na qualidade dos novos negócios. Demonstra a vitalidade de nossa economia, o que atrai mais investimentos, gera empregos, aumenta o consumo, melhora a performance do Fisco e estimula um ciclo de crescimento em todos os setores”, explica Verrcuk.

Jucems Digital

Implantada em 2018, a Jucems Digital passou por um processo de adaptação em 2019 e para operar em pleno vapor nos anos seguintes. Por meio da plataforma, serviços como constituições, alterações, extinções e arquivamento de outros documentos de interesse do empresário, além de emissão de certidões, são feitos pela internet, a qualquer horário do dia.

O sistema trouxe agilidade e simplicidade ao processo de abertura de empresas, um antigo gargalo que afetava o setor empresarial e que foi resolvido. "Em 2020 e 2021 não paramos, mesmo na pandemia. Temos uma média de 80 servidores que contribuíram efetivamente com o sistema de análise documental para que os processos não parassem", completa o presidente da Junta.

Clique na imagem e veja a tabela na íntegra






PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE