PUBLICIDADE

Como escolher a melhor opção de empréstimo para você?


PUBLICIDADE

06/08/2021 12h07 - Atualizado em 06/08/2021 13h10

Como escolher a melhor opção de empréstimo para você?

Maria Eduarda de Souza Padilha


 

A pandemia de Covid-19 somada à atual instabilidade na economia brasileira trouxe uma realidade para muitos brasileiros: a falta de dinheiro para quitar dívidas ou, até mesmo, para pagar despesas básicas do dia a dia. 

Neste momento, não existe alternativa a não ser recorrer ao empréstimo, que pode ser uma solução rápida para ter o valor necessário em mãos e um curto prazo de tempo.

Se você está passando por esse problema, é bem possível estar em dúvida de saber qual é a melhor opção de empréstimo. Afinal são inúmeras opções financeiras e é necessário sempre comparar as possibilidades de crédito existentes no mercado. 

Através da sua busca, você encontrará diversas instituições, taxas e condições diferentes. Saber por qual delas decidir, não tem apenas relação com a comodidade, mas sim, o conhecimento de qual delas garantirá o valor necessário e as condições de pagamento que se encaixem melhor com seu perfil financeiro.

Se você está perdido e não sabe qual é o melhor caminho a tomar, continue com a gente! Descubra mais sobre escolher qual é a melhor opção de empréstimo para você e não tenha mais dúvida sobre o mundo dos créditos financeiros. 

O que saber antes de solicitar um empréstimo

Antes de pegar o primeiro empréstimo que aparecer na sua frente, é necessário ter alguns cuidados já que você estará contraindo uma dívida de médio a longo prazo na sua vida. Para facilitar, dividimos em 11 dicas a considerar antes da tomada de decisão:

  1. Qual é o motivo para solicitar esse empréstimo?

  2. Você tem um planejamento financeiro bem feito?

  3. Faça a solicitação de empréstimo apenas em bancos ou instituições financeiras idôneas;

  4. Realize inúmeras pesquisas e simule o quanto puder; 

  5. Quando for comparar as instituições de crédito, veja as taxas de juros, os prazos para pagamento e o custo efetivo envolvidos;

  6. Não confie em ofertas de dinheiro fácil;

  7. Antes de assinar qualquer contrato, leia todas as linhas;

  8. Confirme se é seguro (no caso da contratação ser online, se há certificação no site) antes de fornecer qualquer um dos seus dados;

  9. Solicite apenas o valor que você realmente precisa;

  10. Não adiante nenhum dinheiro antes de garantir seu empréstimo;

  11. Não é preciso contratar nenhum serviço adicional para ter seu crédito liberado.

Esses pontos são de extrema importância antes de seguir adiante, mas existem duas questões que ainda são mais relevantes antes de consultar uma fintech ou banco.

Qual o seu objetivo com o empréstimo?

Antes de seguir quaisquer dicas, saber qual é o seu objetivo para solicitar um empréstimo é o item mais importante. 

Imagine ter uma dívida por anos para comprar um barco, por exemplo. Você realmente precisa comprar um bem que além de fazer você ficar com um rombo no seu orçamento, ainda fará ter outros custos para mantê-lo? Reflita sobre a real necessidade de ter um “barco” na sua vida. 

Caso seja um curso que projetará a sua vida profissional para algo melhor, um veículo que ajudará aumentar a sua renda ou trocar uma dívida cara por uma mais barata, todo esforço empregado valerá a pena.

Como está seu planejamento financeiro?

Outro ponto decisivo é compreender como está seu planejamento financeiro. Antes de escolher a melhor opção de empréstimo, você precisa analisar como anda o seu orçamento.

Afinal, não esqueça que você precisa de dinheiro para pagar o empréstimo contratado.

A dica é que pelo menos 40% da sua receita não esteja comprometida com nenhuma outra despesa mensal. Direcionando 60% desta receita livre, para quitar as parcelas mensais do seu crédito. Já o restante, você deixará para um fundo de emergência.

Se você conseguir seguir todos esses pré-requisitos no seu planejamento, você está apto para prosseguir com a solicitação da melhor opção de empréstimo.

Empréstimo: quais são as principais opções

A seguir, apresentaremos as principais opções de empréstimo. Não se esqueça que cada uma é referente a um perfil financeiro.

Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é a opção mais popular das modalidades. As taxas de juros do empréstimo variam de acordo com a instituição financeira, a garantia oferecida e, sem esquecer, os níveis burocráticos.

A dica para contratá-lo é em situações em que a quantidade necessária de dinheiro a ser emprestada é relativamente baixa e você consegue quitar em pouco.

Empréstimo com garantia

O empréstimo com garantia que pode ser de imóvel ou veículo, também é conhecido como refinanciamento, tem a possibilidade de você colocar o seu bem como garantia de quitação do empréstimo.

Uma das grandes vantagens dessa modalidade é que as taxas de juros são mais baixas. Já o risco de inadimplência é menor do que empréstimo pessoal, por exemplo.

Empréstimo para negócios

Caso você esteja precisando de dinheiro para o seu próprio negócio, seja ele micro ou para uma organização maior, a nossa sugestão são para esses dois tipos:

  • Empréstimo para autônomo: você precisa apenas de uma documentação que comprove a sua movimentação bancária e ter um cadastro positivo;

  • Empréstimo para MEI: deverá ter em mãos seu certificado de MEI, além de documentação como RG e comprovante de endereço; plano de negócio da empresa e comprovante de renda.

Escolhendo a opção ideal para você

Se ainda você está com dúvida de como escolher a melhor opção de empréstimo para você, siga essas dicas:

  • Não se esqueça da meta do seu empréstimo;

  • Faça uma análise minuciosa do seu perfil financeiro;

  • Tenha um bom planejamento financeiro, sabendo que é necessário ter disponível 40% da sua receita líquida para pagar o empréstimo e a reserva de emergência;

  • Fazer uso de simuladores online para saber as taxas envolvidas, prazo para pagamento e comparar todos os empréstimos disponíveis.

Seja cuidadoso

Com tantas modalidades de empréstimos existentes além de muitas facilidades envolvidas, fica tentador saber qual o crédito que você não deve optar. Seguindo fielmente todas as dicas acima, com atenção e, especialmente, critério definido, você conseguirá chegar a melhor opção de empréstimo para você.

Você concorda com a afirmação acima? Deixe nos comentários abaixo!

 


 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE