PUBLICIDADE

Dois ativos protetores agem com eficácia no controle de cinco doenças de relevância econômica ao tomateiro


PUBLICIDADE
  • mell280

07/05/2021 08h53

Dois ativos protetores agem com eficácia no controle de cinco doenças de relevância econômica ao tomateiro

Fernanda Campos


 

                                                                                                                                 

Tecnologia de fungicida multissítio reúne os ativos mancozeb e oxicloreto de cobre e atua preventivamente ou logo após detecção de sintomas

 

Cinco doenças do tomate provocadas por fungos, que podem causar perdas econômicas ao produtor, estão no radar da equipe técnica da companhia de origem ítalo-japonesa Sipcam Nichino Brasil. A empresa difunde atualmente ao campo orientações para controle eficaz de septoriose (Septpria lycopersici), mancha-de-stemphylium (Stemphylium solari), antracnose (Collectotrichum gloespotiodes), pinta-preta (Alternaria solari) e requeima (Phytophtora infestans).

 

De acordo com o engenheiro agrônomo Sergio Camargo, da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino, essas doenças merecem atenção do tomaticultor, pela relevância dos prejuízos potenciais, se não controladas de maneira preventiva. Conforme Camargo, uma das soluções de ponta da Sipcam Nichino para manejo correto dos patógenos causadores das cinco doenças é o fungicida protetor Cuprozeb®.

 

“Trata-se de uma tecnologia exclusiva da companhia, que associa dois ativos protetores de excelente sinergia: mancozeb e oxicloreto de cobre. Cuprozeb® transfere eficácia no manejo e no controle de diversos grupos de doenças de importância econômica da tomaticultura”, afirma Camargo.

 

Segundo o agrônomo, a Sipcam Nichino recomenda ao tomaticultor aplicar Cuprozeb® na detecção dos primeiros sinais das doenças para as quais o produto é prescrito, ou ainda tratar a cultura de maneira preventiva, quando condições climáticas forem favoráveis ao desenvolvimento de patógenos. “A aplicação preventiva de fungicidas é sempre a melhor estratégia de manejo para doenças”, reforça Sérgio Camargo.

 

“A presença dos compostos cobre, manganês e zinco na formulação de Cuprozeb® tem efeito sobre vários processos no interior da planta: fotossíntese, respiração, metabolismo de proteínas e processos de ativação e resistência”, continua o agrônomo. “O produto constitui ainda ferramenta estratégica no manejo correto empregado para evitar o surgimento de patógenos resistentes aos fungicidas sistêmicos.”

 

Conforme a Sipcam Nichino, além do tomateiro o fungicida Cuprozeb® conta com registros em mais 28 culturas, inclusive feijão, amendoim, batata, café e citros, além de olerícolas cujos produtores enfrentam dificuldades de ordem fitossanitária, ante a falta de fungicidas registrados para doenças desses cultivos.

 

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE