conesulnews
PUBLICADO EM:
31/03/2012 11h15
Alem de Vencedor do BBB 12, Aral Moreira produz reprodutores de qualidade
O jovem Franco, como é mais conhecido, foi que deu início às atividades em 2008, diversificando ainda mais a produção da propriedade, considerada modelo para o Estado, já que adota consórcio entre agricultura e pecuária e destina um cuidado especial à rotação de culturas e ao manejo da pastagem, bem como mantém preservada sua reserva natural e seus recursos hídricos.
O rebanho da propriedade gira hoje em torno de 350 animais que recebem tratamento de primeira qualidade. A Fazenda San Ramon está cadastrada junto à ARCO – Associação Brasileira de Criadores de Ovinos, o que lhe permite obter os certificados de origem dos animais, bem como a árvore genealógica. Diferentemente da nomenclatura utilizada para raças bovinas, que aplicam nome e sobrenome nos animais, a ovinocultura de elite mantém os animais catalogados pelo nome da propriedade de origem seguido de um algarismo. Por exemplo: San Ramon 2012.
Por se tratar de animais muito sensíveis, o criador tem uma extrema preocupação com a alimentação e o manejo do rebanho, o que lhe garante certificar a sanidade e a qualidade dos ovinos.
O processo de reprodução para atingir a pureza da raça é prolongado, já que normalmente cada fêmea tem uma só cria por ano. Para obter o pedigree são necessários quatro períodos de recria, sendo que a primeiro lote é classificado como Prov – 1, o segundo como Prov – 2, o terceiro como Prov – 3 e somente no quarto lote pode-se obter o animal desejado, o PO (Puro Origem).
A propriedade também cria ovinos SRD (Sem Raça Definida) e o produtor reclama, a exemplo de outros que exercem a atividade, a inexistência de um frigorífico no Estado que absorva a demanda de animais para abate.
O SUFFOLK
O Suffolk se originou do cruzamento de carneiros Southdown com ovelhas Norfolk Horned. Aparentemente, o produto deste cruzamento era melhor que qualquer um dos pais utilizados. Embora o Suffolk seja uma raça reconhecida desde 1810, o livro do rebanho, com os registros dos animais, só foi implantado mais tarde.
Peso de 80 kg na ovelha e 100 kg no carneiro. Lã com comprimento médio de 8 cm e finura de 28 a 35 micros. A lã é branca, cerrada, fina e brilhante. Sai de três das orelhas e cobre todo o corpo, deixando descoberta toda a cabeça e os membros, dos joelhos e garrões para baixo. Essas regiões são revestidas por um pêlo sedoso, curto e fino, marrom muito escuro, quase preto. A pele é macia e rosada, às vezes escura. Os cascos são negros. Cabeça grande, mocha, larga na fronte, às vezes com tendência a ser grosseira e toda desprovida de lã.
Chanfro um tanto estreito, romano, especialmente nos carneiros. Olhos escuros, proeminentes e vivos. Orelhas um tanto longas e horizontais. Boca grande e lábios grossos. Pescoço forte, de comprimento médio e bem ligado às espáduas. Corpo largo, longo, profundo, liso, com musculatura geral desenvolvida e firme, mas sem apresentar a forma de bloco de outras raças.
Peito proeminente, um pouco achatado. Tórax profundo e largo, com costelas moderadamente compridas, arqueadas e bem cobertas de carne. Espáduas largas, oblíquas, carnudas e espaçadas. Flancos cheios. Linha de cima boa, com dorso, lombo e garupa direitos e largos, bem carnudos, arredondados para os lados. Ventre longo e grande. Pernil comprido, muito bem musculado e firme.
Membros de comprimento médio, afastados, bem aprumados, com ossatura forte mas não grosseira, musculados acima dos joelhos e garrões e sem lã abaixo, cobertos de pêlos curtos e negros. Cascos fortes e pretos.
O Suffolk é um carneiro de aptidões mistas para lã e carne, com predominância desta última. Dá de 2 a3 kg por tosquia e peca por falta de qualidade. Como produtora de carne, é uma raça excelente. Aos 22 meses de idade atingem 80 kg e dão rendimento de 65%. A precocidade é comparável à de outras raças das dunas.
Envie seu Comentário

