Luiz Radai
PUBLICADO EM:
16/06/2011 18h20
Dourados celebra Centenário da Assembleia de Deus
Neste sábado pela manhã acontece uma carreata pela cidade, e a tarde um desfile finalizado com culto na Praça
Luiz Radai
Amanhã, sábado, dia 18 de junho, as Assembleias de Deus em todo o Brasil comemoram o Centenário da igreja, fundada no ano de 1911, em Belém do Pará. Como parte da mobilização nacional em comemoração aos cem anos, os membros da igreja em Dourados realizam um grande evento.
A igreja que chegou em Dourados no ano de 1950, realiza a partir das 9h de sábado, uma carreata que deve percorrer as principais ruas da cidade, reunindo membros da igreja, pastores e evangélicos de todas as denominações. Ainda no sábado, a partir das 16h, uma mobilização em frente ao templo sede do Ministério do Belém em Dourados dará início a um desfile com faixas e a banda da igreja que seguirá para a Praça Antônio João, no centro, onde a partir das 18h um culto de ação de graças dará continuidade aos festejos, com a palavra de inúmeras autoridades, pastores e o prefeito do município.
Segundo o pastor presidente do campo em Dourados, Jeovah Alves da Silva, o evento servirá para mostrar a ‘vitória do evangelho de Cristo no Brasil e na cidade de Dourados’.
O centenário da igreja terá eventos realizados em sincronia com todos os ministérios espalhados pelo Brasil nesta sexta-feira e sábado. Grandes concentrações evangélicas ocorrendo simultaneamente darão a tônica do clamor pelas bênçãos de Deus em capitais e cidades brasileiras.
Em Dourados, no próximo mês, uma confraternização do Círculo de Oração das Senhoras e da UMADD (União de Mocidade das Assembléias de Deus em Dourados), marcam o encerramento das festividades em torno dos cem anos da igreja em Dourados.
O pastor vice-presidente do campo, Marcos de Assis, ressaltou que o convite está feito a todas as denominações evangélicas do município, inclusive aos ministérios da Assembleia de Deus em Dourados. “Nos sentiremos satisfeitos pela presença de todas as famílias evangelicas no evento”, disse.
De acordo com o IBGE, no Censo de 2010, a igreja Assembléia de Deus já contabiliza pelo menos 11,7 milhões de fiéis em todo o país e continua crescendo a cada ano, representando em torno de 40% dos evangélicos no Brasil. Entre outras estimativas, o número pode chegar a 20 milhões, se consideradas as crianças, congregados e simpatizantes.
O presidente do campo em Dourados e toda a região sul, Pastor Jeovah, completou quatro décadas de pregação na Igreja Assembléia de Deus, dos quais, 37 anos destinados ao Ministério do Belém na cidade de Dourados. O Ministério no Campo de Dourados agrega pelo menos 5 mil seguidores de Jesus Cristo distribuídos em 44 templos.
O campo abrangido pela presidência do pastor Jeovah inclui as cidades de Naviraí, Caarapó, Juti, Douradina, Itaporã e outros municípios de Mato Grosso do Sul.
Nos primeiros anos da chegada do pastor Jeovah a Dourados, aconteceu a construção do prédio da ‘Escola da Assembléia de Deus’, atualmente Escola Estadual Pastor Daniel Berg, que por 20 anos, aproximadamente, funcionou em prédio da própria Igreja, conhecido como Templo Escola.
DANIEL BERG
O missionário, evangelista, pastor e fundador das Assembleias de Deus no Brasil, Daniel Berg, nasceu em 19 de abril de 1884, na pequena cidade de Vargön, na Suécia.
Após a revelação divina, Daniel Berg, contra a vontade dos seus patrões, abandonou o emprego e veio dos Estados Unidos onde morava, para o estado do Pará, onde fundou a igreja Assembleia de Deus.
Segundo conta a história, as principais falas de Berg diante de problemas ou qualquer situação era: “Jesus é bom. Glória a Jesus! Aleluia! Jesus é muito bom. Ele salva, batiza no Espírito Santo e cura os enfermos. Ele faz tudo por nós. Glória a Jesus! Aleluia!”. Berg morreu no ano de 1963.
Foto: Divulgação
Legenda: Igreja Assembléia de Deus do Ministério do Belém em Dourados

