Menu

Febracos
PUBLICADO EM: 09/03/2012 08h26


Marlene Rito Nicolau e o segredo do sucesso

foto: Empresária Marlene Nicolau e Lú Alckmin, 1º Dama do Estado de São Paulo.


Empresária atribui o sucesso da Microcamp à modernização

O mundo segue um ritmo em que se adequar passa pelo viés do esforço. Mercado cada vez mais acirrado e vagas que exigem dedicação ao currículo dão o tom nos dias atuais. A saída para aqueles que buscam um lugar ao sol parece ser única: se qualificar. Pensando em contribuir com a formação de profissionais que fazem o Brasil se mover, a Microcamp oferece vários cursos para quem busca aumentar o seu nível de conhecimento para ser mais competitivo na hora de ir à luta por um emprego.

Há 33 anos no mercado, a empresa, hoje sob o comando da empresária Marlene Rito Nicolau, vive em constante crescimento. Para Marlene, o sucesso se deve à modernização e a maneira de lhe lidar com os alunos. “Os segredos são inovação, respeito ao aluno a nossos funcionários. A MC é lider de mercado e reconhecida pela sua qualidade e rapidez em lançar novos cursos. E estamos constantemente trabalhando para oferecer o melhor a nossos alunos, além de prepará-los para o mercado de trabalho. Hoje, o aluno Microcamp tem o reconhecimento de grandes empresas, que muitas vezes usa nossos certificados como requisito para contratação”, revela a empresária.

O bom momento vivido pela economia brasileira reflete o grau de exigência encontrado em cada porta que se bate na esperança de uma vaga. Nesta condição, mais exigência é sinônimo de maior competitividade que, por sua vez, transforma o estudar cada vez mais em uma obrigação. Para atender a demanda de futuros profissionais, a Microcamp, que cresce a cada ano, valoriza seus profissionais para que a renovação da empresa seja completa. “O crescimento se deve ao bom serviço prestado a nossos alunos, com o maior nível de satisfação, que pudemos aumentar o faturamento com um mínimo de despesas. Além de maior valorização dos nossos funcionários”, diz Marlene, que conclui, “ tudo isso, principalmente, com o novo conceito adotado em 2011, em que a prioridade é a qualidade das aulas, reformulação dos livros e a certeza que os alunos adquirem conhecimentos em todas as aulas, além de novos equipamentos.”

Para ela, há um lema no centro profissionalizante que é essencial. “Nosso lema é: ‘Feliz por estar aqui’. Isso resume muito o espírito da empresa, acreditamos que pessoas motivadas felizes, nas funções corretas e bem preparadas são nossos maior patrimônio, todos fazem parte de planos de carreira sem distinção de tempo de empresa ou função, todos são premiados de acordo com a produtividade e são constantemente estimulados a alcançar novos desafios, e adquirir mais conhecimento, através de treinamentos feitos na própria MC/ABC ou cursos custodiados pela empresa.

A empresária tem consciência que de é necessário investir. Para esse ano, por exemplo, além de almejar um aumento na lucratividade em torno dos 30%, Marlene fala em abrir novos cursos. “Já temos 4 escolas piloto, a ICUPE, cursos profissionalizantes nas áreas de Turismo, Hotelaria e Gestão de Negócios. Elas estão crescendo bastante, o que nos motiva a expandir esse novo negócio.”

Em todo o Brasil, são mais de 160 unidades da Microcamp. Só em São Paulo são mais de 60. A intenção, conta a empreendedora, é levar a empresa para mais lugares para mais gente ter a possibilidade de se qualificar. A questão social é deliberadamente levantada pela Microcamp, que realiza diversos trabalhos do gênero. “Temos vários projetos sociais, todos voltados à área de ensino, além de um numero de bolsas gratuitas em todas as unidades MC/ABC e ICUPE. Inclusive, as escolas podem nos procurar e agendar palestras para seus alunos, além de poderem se tornar postos de arrecadação, todo o material necessário é fornecido pela MC, ABC e ICUPE,” conta.

No campo ambiental, Marlene e a Microcamp também se destacam por desenvolvem a campanha Lixo Eletrônico junto à Ong Oxigênio. “Estamos com um grande projeto com a Ong, cuja presidente é Martha Del Bello. Temos trabalhado na captação e esclarecimento sobre a recolha adequada do lixo eletrônico e óleo de cozinha. Temos feito um trabalho bastante efetivo de conscientização dos jovens”.

Tanto esforço da equipe Microcamp, de evidente visão colaborativa, tem seu reconhecimento. Há oito anos consecutivos o centro de profissionalização recebe o Selo de Excelência em Franchising da ABF. Marlene diz que a premiação é fruto do excelente nível dos cursos oferecidos. Para a empresária não há limite de melhoria. O objetivo é sempre evoluir. “Vamos investir cada vez mais na qualidade dos cursos e qualificação de nossos funcionários. Essa tem sido por anos, nossa formula de sucesso, não há porque mudar.”

E engana-se quem pensa que comandar a rede é fácil. “É sempre um desafio, pois somos prestadores de serviço e obviamente não posso estar em todas as unidades, o que impede, por vezes de ter total controle sobre o que se passa nas unidades. Além da obrigação de descobrir, sempre primeiro, o que o mercado necessita em termos de cursos”, finaliza Marlene. (Enviado por Vera Martins)

 


 







Subir ao Topo Voltar