Menu

Hosana de Lourdes
PUBLICADO EM: 30/08/2025 06h17


Luto na Literatura: Morre o escritor Luis Fernando Verissimo, aos 88 anos

uma despedida "Quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas. Luis Fernando Verissimo".



 A poesia, crônica e a literatura brasileiras estão de luto. Faleceu neste sábado (30), aos 88 anos, Luiz Fernando Veríssimo, cronista, escritor e um dos maiores nomes da cultura nacional. Internado desde o dia 11 de agosto no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, para tratar de uma pneumonia, ele não resistiu às complicações.

 
 
 
Além do quadro recente, Veríssimo já convivia com limitações motoras e de comunicação decorrentes de um AVC em 2021, Parkinson e outras condições de saúde. Apesar disso, sua rotina continuava repleta de música — principalmente jazz —, leituras do jornal Zero Hora e a paixão pelo futebol.
 
 
 
Ao longo de sua carreira, publicou mais de 80 obras, com destaque para O Analista de Bagé, O Clube dos Anjos e Os Espiões, alcançando milhões de cópias vendidas. Filho do também escritor Érico Veríssimo, Luiz Fernando deixou uma marca profunda na literatura brasileira, reconhecido pelo humor refinado, pela crítica social e pelo olhar humano que atravessava seus textos.
 
 
 
E, como legado de sua ironia e perspicácia, fica uma de suas frases memoráveis:
 
 
 
“A verdade é que a gente não faz filhos, só faz o layout, eles mesmos fazem a arte final.”
 
 
 
Assim, Veríssimo se despede, mas suas palavras permanecem vivas, inspirando novas gerações de leitores e escritores.
 






Subir ao Topo Voltar