Menu

Vanessa Costa
PUBLICADO EM: 02/08/2025 06h22


Elanco destaca sanidade e manejo nutricional no Agroleite



A empresa apresentará nova solução para o controle da mastite durante o período seco e celebrará os 50 anos do aditivo Rumensin™ no mercado. O Agroleite acontece entre os dias 5 e 8 de agosto em Castro (PR).

Sanidade, manejo nutricional e cuidados no bezerreiro serão os temas de destaque da Elanco Saúde Animal na edição 2025 do Agroleite, um dos maiores e mais relevantes eventos técnicos da pecuária leiteira na América Latina, que ocorrerá de 5 a 8 de agosto em Castro, no Paraná, polo leiteiro nacional.

Ao longo do evento, a Elanco apresentará novidades do portfólio, ativações interativas e uma programação técnica que conversará com produtores e profissionais do setor sobre como esses fatores contribuem para o bem-estar animal e para uma maior e mais sustentável produtividade na fazenda. “Esperamos receber cerca de mil produtores em nossa casa. Vamos abordar o cuidado com a vaca ao longo do período seco, em uma nova conduta de controle para a mastite”, conta Fernanda Paparotti, gerente de produto de Ruminantes da Elanco.

Mais saúde para a glândula mamária

A Elanco lançará oficialmente no Agroleite sua nova solução para o controle da mastite durante o período seco da vaca. A mastite é a inflamação da glândula mamária, que gera prejuízos significativos nos sistemas de produção de leite. O novo produto Elanco é o BovigamTM XTRA VS, um antimicrobiano intramamário que protege a vaca durante o período seco, isto é, antes da parição, e também trata mastites subclínicas originadas na fase da lactação.

“Essa nova conduta é estratégica. A mastite bovina é um dos principais desafios em sanidade na cadeia do leite, com perdas econômicas significativas para o produtor”, afirma Fernanda. Estimativas apontam que, entre os impactos associados aos casos de manifestação da doença, pode-se considerar um custo médio de US $470 por caso. Mais de 90% do montante relaciona-se à redução da produção, ao leite descartado e à mortalidade ou descarte de animais. Os prejuízos com custo do tratamento correspondem a menos de 7% do total.1

“Há dois tipos de mastite, a clínica e a subclínica. A clínica é mais fácil de ser identificada, porque há alterações no aspecto do leite, indícios de inflamação no úbere e, em casos mais graves, sinais sistêmicos no animal. Na subclínica, porém, não há sinais evidentes e, por isso, essa condição aparece associada às maiores perdas de produtividade na fazenda”, explica Matheus Lopes, médico-veterinário e consultor técnico de Ruminantes para a cadeia leiteira da Elanco.

Matheus diz que o protocolo ideal é controlar as duas manifestações. “A nova solução BovigamTM XTRA VS faz isso porque possui elevada concentração de ativos que atuam sobre uma ampla variedade de agentes causadores da mastite e mantém níveis antimicrobianos no úbere da vaca seca por até 60 dias1”, explica.

Meio século de suplementação estratégica

Ao longo do Agroleite, a Elanco também celebrará os 50 anos do Rumensin™ no mercado da bovinocultura, sendo que, desde 2004, a solução está aprovada para o setor da pecuária leiteira. Desde então, o aditivo nutricional tem sido um aliado do produtor de leite em todas as fases da criação, com destaque para o controle da coccidiose na fase de recria, para o aumento da eficiência produtiva em vacas lactantes e para o suporte metabólico nos 90 dias vitais: os 60 dias antes da parição, e os 30 depois do nascimento do bezerro.

“O Rumensin™ atenua os efeitos do balanço energético negativo da vaca nesse período, bastante crítico. É quando acontecem alterações fisiológicas e metabólicas importantes no animal que, se não acompanhadas com rigor, podem acarretar problemas de saúde que impactarão a produção de leite e a rentabilidade da fazenda”, diz Nuno Rodrigues, gerente de Linha Premix da divisão Ruminantes da Elanco.

Neste meio século de presença no Brasil e em outros mercados, o produto se consolidou como uma das soluções mais eficazes para o aumento da produtividade e bem-estar animal. Em 2025, o Rumensin ™ conquistou a certificação de solução redutora da pegada de carbono na pecuária, concedida pela auditoria FairFood, que reconhece empresas que desenvolvem soluções que mitigam impactos ambientais negativos, alinhando-se a crescente demanda por práticas mais sustentáveis no setor agropecuário global.

Cuidados no bezerreiro

A campanha Legado Leiteiro da Elanco, criada para conscientizar os produtores sobre a importância do manejo e sanidade das bezerras, também será reforçada no Agroleite 2025. Desde o ano passado, a ação fornece ao pecuarista e técnicos da cadeia informações simples e didáticas sobre o diagnóstico e tratamento de doenças frequentes nas etapas iniciais do ciclo produtivo, como as diarreias, a tristeza parasitária bovina (TPB) e a pneumonia.

“A nossa campanha inclui placas informativas sobre os sinais de incidência dessas doenças, comuns em animais jovens, que podem ser afixadas nas fazendas para facilitar o diagnóstico precoce, agilizando o tratamento, quando necessário, e reduzindo perdas”, destaca Fernanda.

A Elanco participará também da “Trilha do Leite”, organizada pela cooperativa Castrolanda, para mostrar ao público do evento os cuidados sanitários necessários as diferentes etapas do ciclo produtivo leiteiro, do nascimento da bezerra até a chegada do leite no varejo.

Para saber mais sobre as soluções que a Elanco oferece ao produtor rural, visite também o site agropecuaria.elanco.com.br e acompanhe a empresa no Instagram (@elancoagrobr) e no Linkedin (@elancobrasil).

Referência bibliográfica

1 AGHAMOHAMMADI, M. et al. Herd-Level Mastitis Associated Costs on Canadian Dairy Farms. Frontiers in Veterinary Science, v. 100, n. 5, eCollection, 2018

¹Dados de estudos clínicos internos (BX 004/13).

SOBRE A ELANCO

A Elanco Animal Health (NYSE: ELAN) é líder global em saúde animal, dedicada à inovação e ao fornecimento de produtos e serviços para prevenir e tratar doenças em animais de produção e de companhia, agregando valor ao trabalho de produtores, tutores, médicos-veterinários e da sociedade como um todo. Com 70 anos de tradição no setor, estamos comprometidos em quebrar barreiras e ir além para ajudar nossos clientes a melhorar a saúde dos animais sob seus cuidados, enquanto também causamos um impacto significativo em nossas comunidades locais e globais. Na Elanco, somos movidos por nossa visão de “Alimento e Companheirismo Enriquecendo a Vida” e nosso propósito – Go Beyond for Animals, Customers, Society and Our People (Ir Além por Animais, Clientes, Sociedade e nossos Colaboradores). Saiba mais em www.elanco.com.br.

 

 







Subir ao Topo Voltar