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Mariana Lanfranchi
PUBLICADO EM: 23/07/2025 07h34


Festas juninas: varejo aumenta faturamento de produtos típicos em 9,4% em 2025, aponta pesquisa



Levantamento da Rock Encantech revelou alta em relação ao mesmo mês do ano anterior, além do crescimento de 7% no número de tickets

A temporada de festas juninas é conhecida por ser uma das mais importantes do calendário do varejo alimentar. Em 2025, essa relevância não mudou. Uma análise da Rock Encantech, referência em soluções para engajamento de clientes na América Latina, revelou que, mesmo com a queda de faturamento de 6,2% que o setor enfrentou neste mês em relação a maio, os produtos típicos da temporada tiveram um ótimo desempenho: alta de 9,4% no faturamento da cesta junina e 7% no número de tickets, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Baseada em 160 milhões de transações, a pesquisa também mostrou que o impacto dos consumidores fidelizados foi ainda maior, ajudando o segmento a faturar 15,5% a mais. Além disso, esse grupo registrou um aumento de 12,3% no número de compras.

De acordo com o VP de Varejo e Indústria da Rock Encantech, Fernando Gibotti, o relatório reforça que as festividades juninas representam uma janela estratégica para fortalecer o engajamento e impulsionar vendas sazonais. “Diferente da Páscoa, em que há o aumento do consumo de pescados e ovos de chocolate, esse período conta com uma cesta muito mais ampla, gerando mais oportunidades de estratégias para o varejo alimentar. Produtos típicos tendem a ter uma demanda elevada, mesmo em categorias usualmente estáveis”, explica.

Itens mais consumidos
Um dos fatores mais impactantes nas compras do shopper este ano foi a alta geral nos preços de 8,1%, ainda segundo dados da Rock Encantech. Isso acabou influenciando as escolhas do consumidor, que buscou categorias menos afetadas por esse aumento.

O milho verde, por exemplo, foi o produto com o maior crescimento em volume (+39,9%), justamente porque teve uma queda de 9,2% no preço médio. Já os doces industrializados cresceram apenas em faturamento (+14,1%), uma vez que sofreram o efeito inverso e tiveram um aumento expressivo de 25% no seu valor médio.

Já o vinho de mesa se saiu bem em ambos os quesitos: cresceu o faturamento (30,6%) e a quantidade de itens (21,3%), o que reforça o peso sazonal da categoria. Além disso, produtos como pipoca de micro-ondas e amendoim também seguiram entre os itens com maior representatividade.

Outro ponto que merece atenção é que o faturamento médio mensal dos produtos da cesta junina em junho foi significativamente superior à média dos outros meses de 2025. Pipoca, milho verde, curau e doces industrializados, por exemplo, apresentaram um faturamento pelo menos duas vezes maior que a média do primeiro semestre do ano. A lista completa dos destaques ficou da seguinte forma:

  • Pipoca de microondas (244%)
  • Milho de pipoca (184%)
  • Pipoca de pacote (162%)
  • Milho verde (115%)
  • Curau (111%)
  • Doces industrializados (106%)
  • Canjica (76%)
  • Vinho de mesa (54%)
  • Cravo e canela (38%)

Para Gibotti, esse pico demonstra que há espaço para ações mais direcionadas que ampliem o desempenho dos varejistas. “Existe uma grande oportunidade em valorizar a comunicação e os benefícios oferecidos aos clientes com foco nos produtos típicos. Trabalhar ações segmentadas, que considerem o comportamento dos shoppers e estimulem a compra da cesta junina, pode ser o caminho para construir um cenário ainda mais positivo nos próximos ciclos”, conclui.

Sobre a Rock Encantech

A Rock Encantech é a primeira encantech do varejo brasileiro, dedicada a redefinir os padrões de Customer Knowledge no Brasil ao integrar tecnologia e humanidade. Composta pelas empresas Bnex, LL Loyalty e Propz, o ecossistema traz uma gama de soluções de inteligência de mercado, CRM com recomendações personalizadas, ações promocionais, desenvolvimento e gestão de programas de fidelidade (loyalty), marketplaces para programas de loyalty, plataforma de viagens (autosserviço e concierge) e Retail Media. 

Atualmente, a Rock Encantech atende a segmentos como supermercados, farmácias, material de construção, pet shop, moda, cosméticos, shopping centers e mercado de luxo, onde já soma mais de 130 milhões de usuários cadastrados nos programas dos parceiros, identificando mais de R$ 310 bilhões de GMV e 1,3 bilhão de transações por ano.


 







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