Menu

Maryon Machado
PUBLICADO EM: 21/07/2025 11h27


Palladium Hotel Group reforça seu compromisso com a américa latina no segundo aniversário de sua iniciativa Palladium Cares



  • O grupo hoteleiro internacional consolida seu impacto social e ambiental na América Latina com centros comunitários, programas de formação, ações de sustentabilidade e a incorporação de um quarto pilar estratégico que, embora já existisse, agora ganha identidade própria ao visibilizar a integração da sustentabilidade à estrutura corporativa: Our Company. 

 

 Palladium Hotel Group celebra o segundo aniversário do Palladium Cares, sua plataforma global de Responsabilidade Social Corporativa, com avanços importantes na América Latina. Por meio de programas que promovem a inclusão, o desenvolvimento profissional, a sustentabilidade ambiental e o bem-estar comunitário, o grupo hoteleiro internacional reafirma seu compromisso com as regiões onde opera. 

Em 2025, Palladium Cares soma um novo pilar aos seus três eixos fundacionais: Our People, Our Community e Our Planet com o lançamento de Our Company, focado na administração responsável, na ética empresarial e na gestão ESG, alinhada com marcos internacionais como a Taxonomia da UE e os princípios de dupla materialidade. Essa evolução marca um passo firme rumo à consolidação de uma gestão corporativa sustentável e transparente. 

 CAPACITAÇÃO COMUNITÁRIA E INCLUSÃO NA AMÉRICA LATINA 

 

Em parceria com organizações locais, o Palladium Hotel Group impulsionou nove centros de capacitação e desenvolvimento comunitário ativos na região: um no Brasil, um no México e sete na Jamaica. 

 No Brasil, o Instituto Imbassaí recebeu, no último ano, 250 alunos em quatro cursos diferentes de capacitação, dos quais 32 realizaram práticas no Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa, resort do grupo na Bahia. Desde sua inauguração, em 2005, já foram realizados 51 cursos. 

O centro inaugurado em outubro de 2024 em Isla Mujeres (México, Quintana Roo), em colaboração com a Fundación Origen, beneficiou mais de 2.000 pessoas entre outubro de 2024 e março de 2025, por meio de programas de empregabilidade, desenvolvimento humano e atividades comunitárias. 

Na Jamaica, funcionam sete centros que oferecem cursos relacionados à hotelaria. Em 2024, 79 alunos se formaram nesses centros e realizaram suas práticas nas instalações do Palladium Hotel Group. Em 2025, 102 pessoas se inscreveram nos cursos, e 86 delas estão realizando estágio profissional no Grand Palladium Hotels & Resorts no país.  

4 CAUSES 4 QUARTERS: COMPROMISSO COLETIVO E VOLUNTARIADO 

 

A campanha 4 Causes 4 Quarters, lançada pelo Palladium Hotel Group na Europa em 2023 e expandida para a América em 2024, mobilizou dezenas de voluntários e beneficiou centenas de pessoas em destinos como México, Jamaica, República Dominicana e Europa. Os colaboradores escolhem a cada trimestre uma causa social ou ambiental na qual participar, gerando um impacto direto nas comunidades locais. Entre os resultados regionais destacam-se:  

  • América: 231 voluntários, 1.639 horas e 788 beneficiários. 
  • Europa: 1.697 voluntários, 6.791 horas e 3.292 beneficiários. 

 Além disso, fomentou-se a participação dos hóspedes por meio de doações, ações de voluntariado e programas como “Sandy Footprints”, que promove a entrega de materiais escolares, roupas e livros a comunidades locais. 

COMPROMISSO COM O IMPACTO POSITIVO: AVANÇOS 

 

Por meio de Our People, o grupo segue trabalhando para expandir internacionalmente projetos que já apresentam sucesso em determinados destinos, como as bolsas de estudo, atualmente oferecidas no México e República Dominicana.  

No campo social, Our Community continua impulsionando a expansão dos Centros de Capacitação tanto nas Américas quanto na Europa. Essa nova fase começa em Ibiza — terra natal da empresa — com novas parcerias que promovem a inclusão e o desenvolvimento profissional.  

Na esfera ambiental, com Our Planet, novos projetos focados na biodiversidade foram incorporados. Em Punta Cana, foi inaugurado um centro agrícola voltado à produção sustentável, cultivo de espécies nativas e apicultura. O centro não apenas promove práticas ecológicas, mas também gera impacto social ao envolver ativamente a comunidade local em sua operação e formação.  

Uma das iniciativas promissoras atualmente em estudo é a colaboração com instituições especializadas na recuperação de ecossistemas marinhos na República Dominicana. Em fase de análise, essa proposta contempla ações como restauração de corais, pradarias marinhas e manguezais, com planos de expansão futura para o México e outros destinos. 

CONSERVAÇÃO DE TARTARUGAS E BIODIVERSIDADE MARINHA 

Os hotéis que fazem parte do Palladium Hotel Group seguem atuando ativamente na proteção das tartarugas marinhas no Brasil e no México, por meio de programas de vigilância, proteção de ninhos e soltura de filhotes, conduzidos por biólogos e equipes locais. Além disso, novos projetos voltados à conservação dos recifes de corais já estão em desenvolvimento, reforçando o compromisso ambiental do grupo.  

No Brasil, o Palladium Hotel Group Projeto TAMAR, que administra um centro de preservação de tartarugas marinhas do governo, localizado a 10 km do hotel. Durante a temporada de desova, realizam-se atividades de identificação e proteção de ninhos, com o acompanhamento constante de um biólogo que oferece suporte técnico. Também facilita-se a soltura dos filhotes após o nascimento, contribuindo ativamente para a preservação dessa espécie, essencial para o equilíbrio dos ecossistemas marinhos. 

 SOBRE O PALLADIUM CARES 

Lançado em 2023, o Palladium Cares é a identidade global de Responsabilidade Social Corporativa do Palladium Hotel Group, com o respaldo da Fundación Abel Matutes. Sob seus pilares —Our People, Our Community, Our Planet e Our Company — impulsiona um modelo turístico regenerativo, ético e inclusivo, que coloca as pessoas e o planeta no centro de cada decisão. 

 Sobre o Palladium Hotel Group:   

O Palladium Hotel Group é uma rede hoteleira espanhola com mais de 50 anos de experiência, propriedade do Grupo Empresas Matutes (GEM). O grupo opera mais de 40 hotéis e mais de 13.000 quartos, distribuídos em oito países: Espanha, México, República Dominicana, Jamaica, Itália, Brasil, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos, e gerencia 10 marcas: TRS Hotels, Grand Palladium Hotels & Resorts, Palladium Hotels, Fiesta Hotels & Resorts, Ushuaïa Ibiza Beach Hotel, The Unexpected Hotels, Only YOU Hotels, BLESS Collection Hotels, a marca Hard Rock Hotels sob licença com três hotéis em Ibiza, Tenerife e Marbella, e a marca efêmera 45 Times Hotels. O Palladium Hotel Group se caracteriza por sua filosofia de atenção à sua equipe humana e de oferecer aos seus clientes um alto nível de qualidade em seus produtos e serviços.   www.palladiumhotelgroup.com 

 







Subir ao Topo Voltar