Manu Vergamini
PUBLICADO EM:
18/07/2025 04h21
19 de julho - Dia Nacional do Futebol - Goiás vai a campo com a proposta de ser um dos clubes mais inclusivos do país

Time busca pioneirismo e coloca em prática várias iniciativas alinhadas com uma nova forma de enxergar o esporte no Brasil
Um dos mais tradicionais e queridos times do Brasil, o Goiás Esporte Clube vai comemorar o Dia Nacional do Futebol no próximo sábado, 19.07, como muitas outras agremiações, entrando em campo no seu estádio contra o Cuiabá, em mais uma rodada do Brasileirão da Série B. Mas, indo além de cumprir a tabela do campeonato, o Verdão de Goiás quer marcar a data como uma oportunidade de se reafirmar como um clube inclusivo. Ações contra o machismo e a misoginia, espaços dedicados ao torcedor autista e campanhas permanentes de conscientização estão entre as iniciativas mantidas hoje pelo clube.
“O Goiás quer se consolidar como um clube que inspira dentro e fora de campo. Acreditamos que essa paixão que nos move pode ser uma ferramenta de transformação. Temos o compromisso de usar o futebol para promover mais respeito, igualdade e consciência social. O esporte pode, e deve, abraçar muitas causas,” afirma Jéssica Rezende, diretora de Marketing e Comunicação do Goiás Esporte Clube.
Exemplos dessa nova visão no clube não faltam. Neste mês, o Goiás promoveu uma campanha especial de doação de sangue entre os torcedores, em parceria com o Hemocentro. Em maio, foi a vez de alertar para a busca de desaparecidos, no Dia das Mães, em ação que acabou promovendo a reunião de duas pessoas com suas respectivas famílias.
Outra conscientização importante realizada pelo clube este ano chamou a atenção para a inclusão de pessoas com Síndrome de Down, contando inclusive com o influencer e estudante João Vítor de Paiva como embaixador esmeraldino, à frente dessas ações. Em 2025, o time já levantou também a bandeira do respeito à presença feminina nos estádios.
Dentro do estádio Hailé Pinheiro, há outros motivos de orgulho para a engajada torcida esmeraldina, como a preocupação com a acessibilidade, com destaque para o espaço dedicado ao torcedor com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que dispõe de elevador, acesso sinalizado, isolamento acústico, ambientação lúdica, além de geladeira e banheiro privativos — tudo pensado para reduzir estímulos e promover uma experiência mais tranquila para esse público e seus familiares.
Após lançar recentemente seu novo uniforme – com a parceria da Diadora, nova fornecedora do clube –, o Goiás realizou a campanha Meu Primeiro Manto, com o objetivo de atrair e tornar as famílias mais próximas do clube, promovendo uma nova geração de torcedores.
O Goiás é pioneiro também em tecnologia que proporciona maior conforto ao torcedor. Mesmo sem a obrigatoriedade imposta por lei a estádios com mais de 20 mil lugares (o Hailé Pinheiro-Serrinha consegue receber até 14 mil torcedores), o clube conta com um moderno sistema de biometria, que elimina a ação de cambistas, aumenta a segurança e incentiva a volta da família para assistir os jogos ao vivo.
Outra maneira de estimular a presença do torcedor no estádio é o foco na experiência, que vai desde a oferta de bebidas com a cor do clube até projetos mais ousados que estão na mira do Goiás, inspirados nos grandes espetáculos esportivos.
“Ganhar ou perder faz parte do jogo. Mas há grandes conquistas que o clube pode conseguir também fora de campo. O Goiás quer amadurecer nesse sentido”, finaliza a diretora de marketing e comunicação do clube.

