Menu

Por Mylena Fraiha
PUBLICADO EM: 20/04/2024 04h26

Grupo de campo-grandenses quase fica "preso" em Dubai após tempestade histórica

Na terça-feira (16), Dubai enfrentou seu maior dia de chuva em 75 anos, com 120 mm em apenas 24 horas

Um grupo de cinco campo-grandenses passou por um “baita perrengue” durante uma viagem a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Na terça-feira (16), a cidade enfrentou seu maior dia de chuva em 75 anos, com 120 mm em apenas 24 horas, o que corresponde ao volume de chuva esperado para todo o ano na cidade.

Segundo o UOL, a tempestade incomum causou inundações generalizadas, interrompendo viagens e causando muitos danos por todo o país. Um homem de 70 anos morreu no emirado de Ras Al Khaima, pouco mais de uma hora de Dubai. As chuvas recordes também paralisaram Omã, país vizinho, onde pelo menos 18 pessoas perderam a vida.

Entre esse grupo, está o casal de empresários, Dayane Zuza Agostinho e Eduardo Augusto Denis, ambos de 30 anos, que viajaram para uma convenção em Dubai. "Fomos a passeio e a negócios. Meu esposo é empresário e está trazendo uma empresa de tecnologia e moeda digital com seu sócio. Todo ano, a empresa realiza uma convenção em Dubai", explica Dayane.

O casal relata que não testemunhou a tempestade, mas enfrentou as consequências das inundações na cidade, que ocorreram na terça-feira (16). "Não vimos o quanto ventou e choveu, porque estávamos no hotel. Mas depois da tempestade, decidimos sair e ir a um shopping."

De acordo com Dayane, o plano era visitar o Dubai Mall, mas devido aos alagamentos, não havia nenhum meio de transporte disponível via carro. "Não havia táxi nem Uber. Quando perguntamos para o recepcionista, ele nos informou que os serviços de táxi e Uber haviam parado de funcionar, mas o metrô estava operando normalmente."

Ambos optaram pelo metrô, mas no meio do trajeto, os problemas da viagem começaram. "O metrô estava lotado e depois teve que parar no meio do caminho para o shopping. Só que já tínhamos passado umas cinco estações. Decidimos descer duas estações antes e ir a pé. Só que foi uma loucura, porque a água começou a aumentar. Tivemos que tirar os sapatos, porque a água estava no joelho. No dia seguinte, tinha pessoas andando de jet ski por lá", explica a campo-grandense.

Segundo Dayane, ao perceberem que teriam problemas para chegar ao shopping, decidiram retornar para o hotel. "Vimos que teríamos que andar muito para chegar ao shopping, então tentamos voltar. Tivemos que gastar cerca de R$ 336 para um motorista nos levar de volta ao hotel."

Na volta para o Brasil, o casal ainda teve o voo adiado. Inicialmente programado para sair na madrugada de quarta-feira (17) em direção à Turquia, só conseguiram deixar o país na noite do mesmo dia.

Às 7h desta sexta-feira (19), horário local da Turquia, eles finalmente conseguiram embarcar. "Tivemos sorte, mas nossos amigos tiveram uma experiência pior, ficando sem água, comida e informações. O país é maravilhoso, mas esse problema nos deixou de boca aberta", comenta a empresária.

Voo cancelado - Também parte do grupo de campo-grandenses em Dubai, Bruno Silveira Miranda Gonçalves, de 32 anos, ainda está na Turquia nesta sexta-feira (19). Ele também testemunhou os alagamentos na cidade árabe enquanto visitava o Dubai Mall e o Burj Khalifa.

“Eu estava no metrô quando a tempestade começou. Tivemos que parar na metade do caminho, porque tudo parou. Os trens pararam e os carros ficaram parados na rua", explica o campo-grandense, que registrou tudo em suas redes sociais.

Bruno decidiu sair da estação e ir a pé até o Burj Khalifa, onde passou a noite, na companhia de outro brasileiro. "Ou eu voltava para o hotel, que eram 4 horas a pé, ou ia para o Burj Khalifa, que era 30 minutos a pé. Nesse momento, encontrei outro brasileiro e acabamos dormindo lá, nas escadas do Burj Khalifa".

No dia de retorno, quarta-feira (17), novos problemas surgiram, mas dessa vez no aeroporto de Dubai. Ele relata que teve o voo cancelado três vezes e ficou dois dias preso no aeroporto. Com fome, sede, sem informações e sem conhecer o idioma do país, acabou tendo desentendimentos com a polícia.

Bruno mostra que precisou dormir nas escadarias do Burj Khalifa, em Dubai (Foto: Redes sociais)
"Eles me detiveram e foram um pouco ríspidos, mas expliquei a situação e disse que o problema era com a minha companhia aérea. Depois, tudo foi resolvido e até me tornei amigo deles", relata Bruno.

Após o "perrengue chique", na noite de ontem (18), horário de Dubai, Bruno conseguiu chegar a Istambul, na Turquia. Agora, ele deverá sair amanhã (19) de Istambul, às 13h15, horário local.