Menu

Jéssica Fernandes
PUBLICADO EM: 30/05/2023 12h43


Florada dos ipês encanta quem saiu da cidade para viver em Camisão

Período da florada rendeu registros únicos em dois distritos de Aquidauana



 Há 20 anos, o repórter cinematográfico Jairton Costa percorre o Estado encontrando as belezas escondidas em cada município. Durante visita a Camisão e Piraputanga, ambos distritos de Aquidauana, a 135 km de Campo Grande, ele fez um belo registro da florada dos ipês na região.

 
 
As imagens foram feitas com um drone na última segunda-feira (29), mas desde o dia anterior Jairton estava na expectativa de ver a florada. Ele comenta que ficou encantado com o que encontrou. “Fui domingo, mas não consegui porque estava muita chuva. Na segunda, quando subi o drone, não acreditei. É uma maravilha, um espetáculo”, afirma.
 
 
 
 
Quem também ficou surpresa com a paisagem natural de Camisão e está acompanhando de perto o período da florada é Dalva Mirian Coura Aveiro, de 58 anos.
 
 
Em Camisão, repórter também registrou a florada. (Foto: Jairton Costa)“Essa natureza aqui muito é incrível, essa florada do ipê rosa vem trazer um adorno da natureza e chamando a atenção de forma indescritível. Você fica até emocionada. O Morro do Chapéu, a Serra do Paxixi já tem essa excelência e rodeado desses ipês é emocionante”, comenta.
 
A aposentada relata que os vizinhos e outros moradores do distrito compartilham do mesmo sentimento. “Os moradores estão despertando para esse renascimento da natureza e estão postando fotos dos ipês. Acabei de receber uma da Cachoeira do Campo e realmente é espetacular essa beleza natural”, fala.
 
A relação de Mirian com Camisão começou há 15 anos, durante a primeira passagem pelo lugar. Quando trabalhava como técnica administrativa na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), ela conheceu o distrito ao realizar uma viagem em família.
 
 
Nos últimos seis meses, Mirian e o marido se mudaram para rancho em Camisão. (Foto: Jairton Costa)Mirian conta que, na época, saía de Campo Grande para visitar a filha, que fazia faculdade em Aquidauana. “Fomos seguindo por uma estradinha até chegar em Camisão. Quando cheguei no distrito, aquelas morrarias, a cidade interiorana, aquela memória afetiva voltou e lembrei da minha infância. Me apaixonei”, conta.
 
 
A paixão foi tanta que ela conversou com a família e decidiu comprar um imóvel na região, o ‘Rancho Pantaneiro’. Nos últimos anos, Mirian usou o rancho somente durante as viagens para ver a filha e o marido. Há seis meses, a aposentadoria cessou o bate e volta da Capital a Camisão.
 
“Consegui a aposentadoria, peguei as malas e parti para Camisão. Estou aqui estruturando tudo, o rancho com muitas necessidades de reparo, mas uma paz e paixão incrível por esse lugar a cada dia a mais”, destaca.
 
 
Em Camisão, repórter também registrou a florada. (Foto: Jairton Costa)O contato próximo com o distrito fez Mirian enxergar potencial turístico. Para divulgar os atrativos do lugar, a aposentada criou um grupo. “Hoje, organizei com alguns empresários a Associação dos Empreendimentos do Corredor Paxixi. Estamos nos organizando para trazer as famílias para esse lugar”, diz.
 
 
Em Campo Grande, a florada dos ipês também surpreendeu os moradores que elogiam o tom rosado que tomou conta das ruas.
 
Confira a galeria de imagens:
 
 
 
 






Subir ao Topo Voltar