Luiz Affonso Mehl
PUBLICADO EM:
26/01/2022 10h03
Quando a pedra sai do rim continua doendo?

Também conhecida como cálculo renal, a pedra no rim é um problema que pode se desenvolver devido a uma alimentação com muito sódio e com pouca ingestão de líquidos no dia a dia. Como o nome mesmo já diz, essa massa é bastante semelhante a uma pedra, que se forma a partir de vários cristais, que podem ser encontradas nos rins, mas também pode ter sua formação localizada no sistema urinário.
Existem diferentes tipos de pedras nos rins, que são classificadas de acordo com a sua composição. Entre elas podemos citar:
l Cálculos de cálcio;
l Cálculos de ácido úrico;
l Cálculos de estruvita;
l Cálculos de cistina.
Hoje esse problema atinge pelo menos 150 mil casos por dia, e é bastante conhecida por suas dores bastante intensas. E isso, normalmente ocorre, quando o cálculo de move pelo trato urinário, causando:
l Cólicas intensas;
l Vontade de ir ao banheiro constantemente;
l Pouca quantidade de urina;
l Sangue ao urinar;
l Ardência ao urinar;
l Náuseas, vômitos e sudorese.
Na grande maioria dos casos, a pedra sai do rim naturalmente, ao urinar, sendo que nesses casos a dor pode ser controlada apenas com anti-inflamatórios, analgésicos e alta ingestão de líquido.
Já quando as pedras são maiores e têm mais de 6 mm, não são eliminadas ou causam obstrução no sistema urinário, é necessária a realização de uma cirurgia de pedra nos rins, a fim de promover a eliminação das mesmas, sem maiores problemas.
Como é a recuperação após a cirurgia de pedra nos rins?
O pós-operatório depois que a pedra sai do rim é bem rápido, e pode durar até três dias, sendo mais demorado em casos em que pedras têm mais de 2 cm, quando é preciso que seja feito um corte para chegar ao fim, podendo demorar até uma semana para que o paciente volte a sua rotina normal.
Quando a pedra sai do rim e é feita a cirurgia, o paciente irá precisar manter uma dieta balanceada e ingerir pelo menos dois litros de por dia para evitar o surgimento de novas pedras.
Após a expulsão da pedra é normal continuar sentindo dor?
Uma dúvida bastante comum entre os pacientes é quando a pedra sai do rim (por vias naturais ou cirurgia), se é normal continuar doendo.
Bom, não se espera que quando a pedra sai do rim o problema persista e o paciente continue sentindo algum tipo de dor. Porém, dependendo da cirurgia, o paciente pode sentir um pequeno desconforto. Além de poder acontecer de ter a presença de sangue na urina, dor no pé da barriga, dor na lombar e aumento da frequência urinária. Mas, vale destacar que geralmente esses sintomas melhoram após o terceiro dia.
Outro ponto é que o paciente pode ter sofrido um edema residual do ureter, causando um incômodo por algum tempo, o que na maioria das vezes não é nada preocupante. Entretanto, o ideal é que o paciente procure um médico para fazer uma avaliação para entender o que pode estar acontecendo, e solicitar exames caso seja necessário.

