Luiz Affonso Mehl
PUBLICADO EM:
16/12/2021 11h08
Mergulhar em Bonito é uma experiência inesquecível
Opções vão desde os passeios mais tranquilos até os mais radicais. Todos em águas cristalinas em meio a vegetações e peixes diversos.
Foto: Foto: Hudson Garcia/Sectur Bonito (MS)
Uma das atividades turísticas mais famosas de Bonito (MS) é o mergulho, tido como uma experiência inesquecível devido às águas cristalinas do destino. Para mergulhar, são necessários alguns cuidados, como planejamento, treinamento feito no mesmo dia do passeio e a presença de um guia. Alguns lugares são liberados para mergulho com cilindro e outros para flutuação.
Bonito fica a 280 km da capital Campo Grande e está localizado próximo ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena, região com o maior aquário natural de água doce do Brasil. É conhecido mundialmente por seu turismo sustentável e pelas atrações de aventuras em meio às paisagens naturais. Nesse cenário, ir para Bonito é a escolha para quem procura por flutuações e mergulhos em rios, considerados programas que não podem faltar no roteiro dos visitantes.
Com diversas nascentes e rios de águas claras, a cidade conta com diferentes lugares para mergulhar e flutuar. As opções são variadas e incluem desde passeios mais tranquilos para famílias com crianças ou pessoas que não sabem nadar, até programas mais longos, com mergulho em águas profundas e diversas aventuras.
Em agosto de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) finalizou o 1º Curso de Mergulho em Caverna. A Prefeitura Municipal de Bonito ressaltou que a atividade está entre as mais perigosas do mundo. Como o turismo de aventura é uma realidade na cidade, o órgão competente decidiu viabilizar esse curso, inédito no Brasil, por corporações de bombeiro militar.
Mergulhos em Bonito (MS)
Bonito oferece mergulhos em lugares de água cristalina tanto para principiantes quanto para pessoas mais experientes. As opções vão de flutuação com snorkel até práticas com aparelhos mais sofisticados, como tanque de oxigênio. Todas as atividades são acompanhadas por instrutores e os equipamentos necessários estão incluídos nos preços de cada passeio.
O Abismo Anhumas, caverna com o maior cone de calcário do mundo, está localizado a 23 km do centro de Bonito e é um dos destinos de mergulho para quem busca um passeio radical. O rapel de 72 metros em uma fenda dá início à aventura, que desemboca em uma caverna com formações características e em um lago cristalino, com 80 metros de profundidade.
Depois de descer pelo rapel elétrico, os visitantes passeiam de bote pelo lago. É possível, ainda, fazer flutuação, snorkeling ou mergulho de cilindro. O mergulho para iniciantes que não têm certificação vai até oito metros de profundidade; já para quem é certificado, o passeio chega até 20 metros abaixo da superfície.
O Rio da Prata, considerado um dos mais bonitos do mundo, por conta da água cristalina, também é destino de mergulho. Trata-se de um reservatório natural com diversas espécies de plantas e de peixes. Durante toda a atividade, o visitante é acompanhado por um mergulhador profissional. A atividade dura aproximadamente 40 minutos, percorre cerca de 600 metros ao longo do Rio da Prata e atinge entre cinco e sete metros de profundidade.
Com água brotando do solo, a Nascente do Rio Formoso proporciona a observação do movimento da areia. Durante o mergulho, é possível ver registros fósseis de mamíferos antigos, como mamutes. Outra opção interessante é a descida de caiaque ou de bote de rafting, passando por corredeiras e cachoeiras.
Integra o roteiro de lugares procurados para mergulhos a Lagoa Misteriosa. A atração fica dentro de uma colina escondida nas matas, com uma coluna de água de 220 metros.
Flutuação em Bonito
As flutuações são passeios muito procurados e famosos em Bonito. Os visitantes descem a correnteza dos rios, que costumam manter a temperatura em torno dos 20°C, seja no inverno ou no verão. Os principais locais para essa experiência são o Rio da Prata, o Aquário Natural, a Nascente do Rio Sucuri e a Nascente Azul.
No valor do passeio estão incluídos os equipamentos necessários. Assim como todos os roteiros em Bonito, as flutuações são feitas com guia de turismo e precisam ser agendadas. Os turistas recebem a orientação de não nadarem com força, para não levantarem sedimentos do fundo das águas que prejudicam a visibilidade. Além disso, é proibido pisar no fundo dos rios justamente para garantir a experiência de visão a todos.
O passeio de flutuação no Rio da Prata é o mais longo, considerando tanto as atividades fora da água quanto dentro. Já o passeio na Nascente do Rio Sucuri oferece tranquilidade, pois a caminhada para chegar até ela é curta e a correnteza suave.
Para a flutuação no Aquário Natural é possível contar com um treinamento feito em piscina. O passeio é o mais indicado para grupos com crianças ou com pessoas que não sabem nadar. A caminhada até o local é curta e o percurso inicial é feito em águas sem correnteza e com muitos peixes.
Na Nascente Azul, o acesso é por trilha contemplativa que conta com pequenas formações calcárias, cachoeiras e fauna variada. Ao final da caminhada, como o local fica em um ponto alto da propriedade, o turista tem um panorama da região.
Antes da flutuação, um treinamento é feito na parte mais rasa do rio. Para completar, após a flutuação, os turistas podem passar o dia todo no receptivo do local, que tem estrutura com banheiros, vestiários e restaurante, além de atrativos como praia, piscina de água corrente e cascata.
Subir ao Topo
Voltar





