*Hosana de Lourdes
PUBLICADO EM:
04/05/2021 14h43
Prefeitura de Maracaju amplia tratamento oncológico em parceria com hospital referência na capital
O município de Maracaju avançou na detecção e tratamento oncológico e firmou parceria com Hospital do Câncer Alfredo Abrão, instituição referência em tratamento do câncer no Mato Grosso do Sul.
De acordo com o secretário municipal de saúde Thiago Caminha, todos os pacientes diagnósticos positivos da doença, terão os seus atendimentos junto à Atenção Básica - Unidade Básicas de Saúde, Olívio Ferreira de Lima realizando as consultas, pelo médico Marcel Rizeti Barbosa encaminhando para exames e ações.
“O Câncer é uma doença que traz muito sofrimento e incertezas aos pacientes e seus familiares. O nosso desafio é garantir a detecção precoce do câncer aqui mesmo em Maracaju, através de um apoio sólido de uma instituição de referência no tratamento de doenças oncológicas. Os pacientes agora terão um médico oncologista na cidade, que faz parte do corpo clínico do Hospital Soriano Corrêa da Silva, que viabilizará cirurgias com mais rapidez, e encaminhamento aos serviços de referência em tempo adequado para que possamos aumentar os casos de cura do Câncer em nosso município”, disse o Secretário de Saúde.
Na tarde desta terça-feira, dia 04, o médico iniciou os atendimentos 10 pacientes estavam agendados, todos após passarem por consultas e os procedimentos também vão receber a medicação indicada para seu tratamento.
O município pode, pela primeira vez, em parceria com o Hospital do Câncer Alfredo Abrão além do tratamento que já vinha acontecendo também passa a atender na prevenção Oncopediatria e Hematologia.
Ainda de acordo com o médico Marcel Rizeti, município continua com as cirurgias que vinham sendo realizadas por Ele na gestão passada, mantem a estratégias de prevenção e os encaminhamentos necessários de agora para frente ao hospital referência em Campo Grande mantendo assim a continuidade dos tratamentos.
“Foi realizado algumas mudanças para melhorar o atendimento e dar mais agilidade no atendimento ao paciente. As cirurgias oncológicas do município na gestão passada eram todas feitas por mim, permanece dessa forma. As quimioterapias tratamento de continuidade serão encaminhadas para Campo Grande como vinha sendo feito, ainda teremos nesta ampliação a oncopediatria e a hematologia,” disse ao tudodoms medico Marcel Rizeti.
Em Maracaju os pacientes serão agendados para consultas e recebimentos dos medicamentos terça-feira e sexta-feira. Após passarem pelo atendimento os que tiverem a necessidade da realização do tratamento com quimioterapia e radioterapia, os pacientes terão seus encaminhamentos agendados.

