Menu

Raíssa Guerra
PUBLICADO EM: 13/12/2020 08h17


Quartos pequenos: 11 dicas e grandes ideias para decorar o espaço com estilo


 Quartos pequenos são, hoje, uma realidade em muitos apartamentos. No entanto, poucos metros quadrados não significam necessariamente falta de conforto ou de estilo: é possível fazer uma decoração bonita e de forma que todos os espaços sejam bem aproveitados, deixando o ambiente do jeito que você sempre sonhou.

Para isso, é preciso seguir algumas dicas e truques que auxiliam na hora de decorar um quarto pequeno. O resultado será um cômodo organizado, com bom aproveitamento de espaço, que não passa a sensação de um lugar apertado e, principalmente, com uma decoração que seja a sua cara.

E para te ajudar nisso, separamos uma lista com 11 dicas importantes para quem quer acertar na hora de decorar um quarto pequeno, seja ele de casal ou solteiro.

Confira abaixo as melhores formas de se montar o espaço com as indicações dadas pelas arquitetas Bárbara Rizzo e Larissa Pires, do escritório CAPA Arquitetura:

1. Opte por cores claras

Foto: Reprodução / Patricia Kolanian Pasquini

FOTO: REPRODUÇÃO / PATRICIA KOLANIAN PASQUINI

Para as arquitetas, as cores claras ajudam a dar a sensação de amplitude, ao contrário das cores escuras. “Entretanto, isso não significa que o ambiente deve ser monocromático, ou seja, sem elementos de destaque. Uma solução é deixar as cores e tons mais fortes para alguns dos móveis e objetos, como almofadas, esculturas e quadros, ou ainda eleger uma parede para receber cor de destaque”, explicam.

2. Traga objetos coloridos para o ambiente

Foto: Reprodução / CAPA Arquitetura

FOTO: REPRODUÇÃO / CAPA ARQUITETURA

Assim, caso você tenha optado por cores mais neutras nas paredes e nos móveis, é bom ousar então nas cores dos objetos: eles trarão mais vida ao espaço, deixando-o com uma decoração mais marcante.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

3. Mas não abuse na quantidade de itens decorativos

Foto: Reprodução / Now Arquitetura

FOTO: REPRODUÇÃO / NOW ARQUITETURA

No entanto, na hora de escolher os objetos decorativos, é importante ter em mente que “menos é mais”. Assim, sempre que possível, opte por não colocar muitos itens no quarto, pois pode acarretar uma “poluição visual” no espaço e ainda deixá-lo com uma sensação de lugar apertado e sem muito conforto. Neste caso, opte por colocar objetos necessários na cabeceira, poucos quadros nas paredes e tente não amontoar muitas coisas próximas umas das outras.

4. Se possível, opte por móveis planejados

Foto: Reprodução / Juliana Conforto

FOTO: REPRODUÇÃO / JULIANA CONFORTO

Mesmo que móveis planejados sejam um pouco mais caros, em alguns casos eles são um investimento que possibilitará o aproveitamento do quarto em seu máximo, garantindo um resultado extremamente confortável. Com eles, até mesmo os cantos e as paredes são aproveitados da melhor forma para o armazenamento dos objetos.

5. Mantenha a linha dos móveis em altura baixa

Foto: Reprodução / Evania Bezerra

FOTO: REPRODUÇÃO / EVANIA BEZERRA

“Um truque muito usado na decoração é manter a linha da altura dos móveis baixa, assim o pé direito parece maior e a sua sensação de quarto grande aumenta. Porém, é preciso ter cuidado para que esses móveis não invadam a área de circulação e se tornem obstáculos”, explicam Bárbara e Larissa.

6. Aproveite todos os espaços

Foto: Reprodução / Ednilson Hinckel

FOTO: REPRODUÇÃO / EDNILSON HINCKEL

Ao montar o quarto, treine o olhar para ver aqueles espaços que comumente não seriam utilizados, mas podem se tornar ótimos aliados para armazenar objetos, como embaixo da cama ou os cantos das paredes. Outra dica é optar por móveis “2 em 1”, como um puff que também pode ser utilizado como um baú, por exemplo.

7. Fique atenta à circulação

Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design

FOTO: REPRODUÇÃO / SESSO & DALANEZI ARQUITETURA+DESIGN

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

Para que a decoração do quarto seja realmente funcional, um dos principais quesitos é prestar atenção na circulação do quarto, uma vez que ela está diretamente ligada à sensação de conforto e praticidade no dia a dia. Assim, deixe as áreas de passagens sempre livres.

8. TV fixa na parede ou com painéis

Foto: Reprodução / Ednilson Hinckel

FOTO: REPRODUÇÃO / EDNILSON HINCKEL

Se você gosta de ter televisão no quarto, uma ótima opção é colocar o aparelho na parede, auxiliando assim na circulação do espaço. Outra dica é utilizar um painel para que os fios da TV fiquem escondidos, dando ainda uma maior sensação de organização ao ambiente.

9. Que tal prender abajures nas paredes ou no teto?

Foto: Reprodução / Estúdio Pantarolli Miranda

FOTO: REPRODUÇÃO / ESTÚDIO PANTAROLLI MIRANDA

De acordo com Bárbara e Larissa, em quartos pequenos o ideal é usar a iluminação para dar um visual leve e clarear o ambiente sem que se torne um empecilho.

“Instalar abajures e luminárias na parede ou no teto é uma alternativa para poupar um espaço, além de deixar o ambiente organizado, com visual leve, e por consequência, maior. Uma outra dica é valorizar a iluminação natural, aproveitar a janela do ambiente como recurso de forma que a entrada de luz clareie o cômodo e consequentemente dê impressão de mais espaço”.

10. Os espelhos são excelentes para gerar sensação de amplitude

Foto: Reprodução / Lorrayne Zucolotto

FOTO: REPRODUÇÃO / LORRAYNE ZUCOLOTTO

Algumas peças curingas em quartos pequenos são os espelhos, em especial por passarem a sensação de amplitude ao espaço. No entanto, segundo as arquitetas, há algumas dicas que devem ser seguidas na aplicação destes objetos.

“No caso de espelhos, é preciso que ele seja inteiro (ou seja, que se estenda ao longo de toda a altura do quarto) e é indicado ainda que a parede oposta ao espelho contenha algo interessante de se destacar, tais como outros elementos usados para ampliar o ambiente, como paredes claras e iluminação”.

 
 






Subir ao Topo Voltar