PUBLICIDADE

OMS financiará estudos contra doenças de países pobres


PUBLICIDADE

18/08/2011 10h30

OMS financiará estudos contra doenças de países pobres

Revista Veja/ Agência do Estado


 

 

Criança com cólera no Haiti

Criança sofre com cólera no Haiti (Hector Retamal/AFP)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai criar um fundo para ajudar as companhias farmacêuticas a desenvolver novos medicamentos e vacinas contra doenças infecciosas comuns nos países em desenvolvimento, informou o jornal japonês Nikkei em sua edição vespertina desta quinta-feira.

A entidade espera concluir os detalhes do fundo até o fim do ano e buscar a aprovação dos estados membros em sua assembleia anual da próxima primavera (no hemisfério norte). A OMS pode destinar cerca de 4,6 bilhões de dólares por ano aos laboratórios. A Organização vai deter e administrar as patentes de todos os novos medicamentos e vacinas que forem desenvolvidos.

Segundo o Nikkei, a OMS planeja pedir ao governo japonês que invista no fundo e convocará os laboratórios japoneses a entrar no mercado para tratamento de doenças tropicais por meio do fundo de financiamento.

A pesquisa de tratamentos para doenças tropicais frequentemente é negligenciada pelas companhias farmacêuticas porque os lucros potenciais de tais medicamentos são baixos, já que essas doenças afligem mais frequentemente os pobres. O objetivo do fundo é ajudar os laboratórios a minimizar seu risco de investimento e focalizar a pesquisa e desenvolvimento (P&D). Em troca, eles terão de transferir todas as patentes sobre os novos tratamentos para o fundo.






PUBLICIDADE
  • WhatsApp TUDODOMS459
PUBLICIDADE
  • academia374
  • museu da cachaça319
  • Imobiliaria12
PUBLICIDADE