PUBLICIDADE

R$ 1.303.000.000,00 de IMPOSTOS


PUBLICIDADE
  • mell280

27/08/2015 15h53

R$ 1.303.000.000,00 de IMPOSTOS



 

 

*Nelson Dias Neto.

 

                        Segundo informações dignas já pagamos este ano mais de um bilhão e trezentos milhões de reais de impostos para o Governo Federal, através dos inúmeros que são cobrados dos trabalhadores, empresários, comerciantes, produtores rurais e outros.

                        É muito dinheiro pago para um Governo incompetente que não sabe administrar com seriedade os recursos públicos e ainda desvia milhares de reais dos cofres públicos, que deveriam ser aplicados em saúde, educação, transporte, estradas e outras prioridades.

                        Da arrecadação total, o Governo Federal fica com 60% do valor, os Governos Estaduais ficam com 25% e as Prefeituras com 15%.

                        A maior parte do bolo fica com a União Federal e a menor com os municípios, que é quem tem a maior responsabilidade de atender a população com escolas, hospitais, creches, postos de saúde, coleta de lixo, iluminação pública, coleta de esgoto, remédios, exames médicos, serviços odontológicos, transporte escolar, estradas rurais, pontes, esportes, cultura e lazer.

                        Para prestar estes serviços os municípios precisam contratar inúmeros profissionais de todas as áreas com salários que variam muito, além de terem que pagar os encargos trabalhistas e previdenciários e tem que repassar parte da renda, que varia de 5 a 7%, ou mais, para o Poder Legislativo.

                        Pode-se ver que é injusta esta distribuição da arrecadação de recursos, pois entendo, que os municípios é que teriam que ficar com a maior parte da arrecadação, pois são eles que têm a obrigação de prestar a maioria dos serviços que a população precisa.

                        Já os Governos Estaduais que ficam com 25% da receita total, tem que responder pela segurança pública, educação de 2º e 3º grau, saúde, rodovias estaduais, justiça estadual e outros serviços.

                        A União fica com a menor parte dos serviços públicos: SUS, Forças Armadas, Policia Federal, ensino de 3º grau, legislativo e judiciário federal e outras obrigações.

                        Por isto é que os Prefeitos Municipais ficam correndo atrás de emendas e recursos federais e estaduais, porque lhes foi delegado muito mais serviço do que eles conseguem executar e pagar em dia.

                        Os recursos públicos fazem um caminho muito longo e tortuoso, pois quando pagamos nossos impostos aqui no município, ele vai para os cofres estadual e federal, sendo que neste caminho perde-se muito, com burocracia e desvios.

                        O melhor é já dividir no ato da arrecadação o percentual de cada um, indo diretamente para o cofre do município e do estado o percentual que cada um tem no bolo, além de que o percentual do município, dependendo de maiores estudos técnicos, deveria que aumentar de 15% para 25%, ficando o Governo Federal com 50% e os Governos Estaduais com 25%.

                        Nossos representantes deveriam estudar esta mudança e trabalhar em cima dela e largar de ficar com a panela na mão pedindo esmolas para o Governo Federal. 

·         È Técnico Agrícola, Advogado, Pedagogo e Produtor Rural.           





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE