PUBLICIDADE

Para voltar a voar, piloto suspenso pela ANAC recebe ajuda de amigos


PUBLICIDADE
  • mell280

27/05/2015 09h00

Para voltar a voar, piloto suspenso pela ANAC recebe ajuda de amigos



 

Osmar Frattini pilotava a aeronave que fez pouso forçado com família de Luciano Huck


ALINY MARY DIAS
Osmar ficou horas em UPA depois de acidente 
(Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado)
Osmar ficou horas em UPA depois de acidente

Conhecido nacionalmente desde o último domingo (24), o piloto Osmar Frattini, de 52 anos, está recebendo ajuda de amigos e colegas da aviação para voltar a exercer a profissão. Isso porque em razão do acidente aéreo sofrido por ele e pela família de LucianoHuck, a 30 quilômetros de Campo Grande, o piloto teve a habilitação suspensa.

A suspensão faz parte dos procedimentos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Frattini só poderá voar novamente depois de passar por uma bateria de exames, por um programa de treinamento e por exame de perícia em simulador de voo.

Alguns exames, por exemplo, só são feitos fora de Campo Grande e isso significa que o piloto precisa arcar com todos os procedimentos para voltar a exercer a profissão.

O que se sabe até agora é que nenhuma ajuda de custo ou sequer contato foi feito pela empresa que Osmar atuava, a MS Taxi Aéreo. A reportagem tentou, inclusive, contato com a direção da empresa para mais detalhes sobre a situação do piloto e da aeronave, no entanto, nenhuma ligação foi atendida.

Enquanto a empresa não se posiciona, amigos liderados por piloto campo-grandense que atualmente trabalha em grande empresa de aviação se unem para ajudar Fratiini. Além de amigos do piloto, colegas que já atuaram ou atuam na aviação estão arrecadando recursos para auxiliar Osmar, a mulher e os dois filhos.

Lucilene Gonçalves, mulher do piloto, confirmou à reportagem que o grupo está juntando dinheiro para auxiliar Frattini, no entanto, em razão da investigação feita pela Aeronáutica, Osmar não poderia conceder entrevistas.

SUSPENSÃO

De acordo com as normas da ANAC, todo profissional da aviação que se envolve em acidente ou incidente aeronáutico tem o Certificado de Capacidade Física (CCF) e todas as habilitações suspensas.

A revogação da suspensão só ocorre se o piloto for considerado apto em nova inspeção de saúde, realizar treinamento periódico, readaptação de voo em aeronave do mesmo modelo daquela na qual ocorreu o acidente além de ser aprovado em exame de perícia em simulador ou em voo, por inspetor de aviação civil.

 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE