PUBLICIDADE

A conquista da honra


PUBLICIDADE

16/05/2015 11h49

A conquista da honra

Venildo Trevizan


 

Frei

i Venildo Trevizan
Frei Venildo Trevizan

Todo o ser humano dispõe de condições e talentos para realizar-se plenamente. E a convivência permanente com seres diferentes contribui para aperfeiçoar a si e a outros. Todos possuem algo para oferecer e algo para aperfeiçoar. E o melhor de tudo é que cada qual alimenta o sonho de chegar ao topo da glória e à plenitude da honra.

Não será suficiente o desejo. Ele já constitui uma força inestimável. Mas há a necessidade de trabalhar e cultivar as virtudes pessoais em vista daquilo que se pretende alcançar. É preciso prestar atenção a tudo quanto acontece no ambiente em que vivemos e nos relacionamos.

São diferentes modos de pensar e de elaborar idéias. São diferentes maneiras de cultivar e desenvolver essas idéias. Haverá a necessidade constante de depender de outras opiniões, de maneiras diferentes no agir e no conduzir certos projetos.

Creio que um dos aspectos mais belos da vida se encontra e se desenvolve nas diferentes maneiras de pensar e analisar uma mesma realidade. Se todos concordassem em tudo, a convivência ficaria na superficialidade, sem emoção e aproveitamento. A riqueza estará no diferente: diferente julgar e diferente agir.

É nisso que se descobre a nobreza do pensar e a honra no conviver. Ninguém será feliz isoladamente. É preciso aceitar o diferente. É preciso conviver com o divergente. É preciso aprender a ser prudente. Tudo se conquistará quando houver respeito pelas opiniões alheias.

Quem não sonha chegar ao topo da fama? Quem não deseja alcançar troféus e recompensas por seus feitos, por suas descobertas e por suas criações? Esse deveria ser o sonho de todos. Não parar de sonhar. Não se acomodar nos desejos. Lutar pelo melhor, pelo mais nobre e pelo mais precioso. Saber que, quanto mais alto se deseja chegar, mais firmes deverão ser as bases e mais sólidos os pensamentos.

Bases solidas serão as construídas com humildade, sabedoria e fé.. o Mestre dos mestres é quem nos mostra o árduo caminho para chegar ao mais alto da glória. Olhando-o com olhos humanos diríamos que não foi muito feliz na escolha das pessoas com as quais desejava realizar seu projeto. Escolhera rudes e pobres pescadores.

Sua personalidade, porém, era muito forte e muito bem elaborada. Soube transmitir sua energia e sua convicção fazendo deles corajosos mensageiros de sua palavra. Apesar de simples e rudes, conseguiram transformar a sociedade. Conseguiram organizar comunidades e conseguiram mudar a maneira de pensar de toda a humanidade. Tudo porque o Mestre acreditou em sua boa vontade e em sua disponibilidade.

E, terminada essa sua tarefa, com toda a grandeza da alma e com toda a nobreza de seus gestos, elevou-se ao mais alto dos céus. Tornou-se vencedor  e merecedor do mais rico troféu: assentar-se ao lado do Pai e gozar da glória alcançada.

Fica o exemplo para quem acredita nos sonhos e tudo faz para alcançá-los e realizá-los.