PUBLICIDADE

Sonho e realidade


PUBLICIDADE
  • mell280

11/04/2015 06h28

Sonho e realidade

Frei Venildo Trevisan


 


Frei Venidlo Trevizan 
(Foto: Divulgação)Frei Venidlo Trevizan

Sonhamos muitas coisas boas e não boas. Sonhamos encontrar alguém que realize plenamente nosso projeto de amor e felicidade. Mas a realidade nem sempre corresponde e concretiza esse sonho. 

Sonhamos passar no vestibular, conseguir um diploma e conquistar um espaço honroso na sociedade. Mas a realidade exige empenho, coragem e renúncia ao comodismo, renovação constante do esforço no estudo, na pesquisa e na elaboração de projetos corretos e sólidos. A realidade exige coragem e dedicação plena.

O sonhar faz bem a todos, alivia tensões, descansa o pensamento e alimenta a imaginação. Mas nem sempre consegue alcançar objetivos de valor. Haverá a necessidade de encarar corajosamente a realidade do dia a dia. Será preciso assumir e efetuar as tarefas da responsabilidade e competência pessoal. 

O sonhar é um caminho muito frágil para quem se propõe construir nobres ideais. Sabemos que ninguém conseguirá grandes coisas sozinho, acreditando apenas em si, confiando apenas em suas capacidades e em seus talentos.

Haverá a necessidade de acreditar nos outros. Haverá a necessidade de comparar aquilo que pretende realizar com aquilo que outros estão realizando. Não é possível vencer sozinho. A realidade mostra muito claramente que sempre haverá algo a aprender. É preciso viver atento. É preciso ter humildade em reconhecer as próprias limitações e a necessidade de complementação. E essa virá dos demais que nem sempre valorizamos.

Quem não sonha em ser feliz? Principalmente quem se encontrar em meio às dificuldades, doenças, provações e incoerências, certamente anseia em sair dessas prisões e respirar um ar suave e repousante. Ser feliz continuará sendo um sonho para quem não consegue vislumbrar no dia a dia uma maneira nobre e honrada de conviver com  a realidade. 

São muitos os que não aceitam a realidade em que se encontram. Não acreditam na possibilidade de superar. E afundam na angústia e na depressão. E surge a noite escura da solidão. Não veem senão trevas e ameaças, decepções e fracassos.

Que pena! Essa seria a hora de abrir os olhos. Hora de deixar de lamentar.  Hora de perceber o quanto de bom e de belo existe no interior do ser humano. Hora de buscar a luz de Deus, sentir sua presença, seu carinho e sua ternura, experimentar o seu amor, sua misericórdia e seu perdão. E celebrar, pois tudo será luz, conforto e paz. 

Essa seria a hora de sair do submundo do medo, da contrariedade e do desgosto. Hora de entrar e caminhar no caminho do contentamento e da esperança, sonhar tudo o que existe de belo e de sagrado.E isso não apenas alivia tensões como estimula a construir uma vida nobre e saudável aos olhos de Deus e do contentamento pessoal. 

Afinal, quem não sonha em ser um grande e imbatível vencedor? Quem não sonha em conquistar um espaço nobre e elevado criando inveja nos demais? Depende apenas do esforço e da teimosia em jamais desanimar, mesmo que as ondas ameaçadoras do medo rondem sua mente.

 
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE