PUBLICIDADE

Projeto de vida


PUBLICIDADE

24/01/2015 06h43

Projeto de vida

Frei Venildo Trevizan


Frei Venildo Trevizan: "Projeto de vida"

24 de Janeiro de 2015 | 00h00
Frei Venildo Trevizan 
(Foto: Divulgação)
Frei Venildo Trevizan

O tempo é breve. Por isso é precioso. Vivê-lo exige atenção e coragem. Não querer que se adapte a nós. Será preciso nós nos adaptarmos a ele. Ele é sempre o mesmo. Não muda. Nós mudamos. E mudamos tanto que não nos damos conta do tempo que vivemos.

O hoje é a maneira preciosa de valorizar tudo quanto nos é concedido pensar, planejar e realizar. Não podemos desperdiçar nossas forças e nossos planos. Não podemos permanecer distraídos diante daquilo que constantemente desfila ante nosso olhar e nosso pensar.

A vigilância deve ser ativa. Não pode fixar-se no esperar. Precisa firmar-se no agir. E isso exige atenção e presença alegre em todos os empreendimentos. Empreendimentos que se relacionam tanto com a vida pessoal, quanto com a vida familiar e profissional.

Não podemos deixar que nos arrastem pelo caminho da vida. É nosso o dever de construir nosso próprio caminho e nosso jeito de caminhar. Temos que ser autores de nossos próprios atos. Temos que ser construtores de nossos projetos e de nossos sonhos.

E não podemos parar. Temos que renovar constantemente as forças, as ideias e os planos em nosso viver. As empresas renovam seus estoques, suas marcas e seus preços. As pessoas renovam seu guarda-roupas, seu visual e até seu carro. Tudo muda. Tudo se renova.

O Mestre dos mestres também teve seu projeto de vida e de ação. E não quis realizá-lo sozinho. Sabia  comunicar com segurança e convicção suas ideias e seus princípios. Sabia escolher e envolver pessoas batalhadoras para esses seus projetos.

Foi assim numa certa ocasião em que, andando pelas praias do Mar da Galileia, viu Simão e seu irmão André lançando as redes ao mar, pois eram pescadores. O Mestre lhes diz: “Segui-me e eu farei de vocês pescadores de homens”. (Mc.1,16-17). E eles, encantados com o convite, deixaram tudo e o seguiram.

Homens corajosos! Não conheciam esse que os convidara. Talvez o admirassem pela sabedoria que brotava de suas palavras. Talvez se entusiasmassem pelo jeito de ser, de caminhar e de transmitir mensagens tão ricas de conteúdo e de ensinamentos.

Seja como for, o fato é que o Mestre sempre foi, sempre é e sempre será modelo de firmeza em suas ideias, convicto em seus projetos e audacioso em suas propostas.

Ele continua propondo suas ideias e seus projetos a todos quantos estejam em busca de uma vida mais comprometida com a justiça e com a verdade. Oferecerá possibilidades de vida melhor. Vida não isenta de dificuldades, de dúvidas e de incertezas.

Quer pessoas audaciosas enfrentando com otimismo e muita fé o caminho que se abrir em sua frente. Quer pessoas que acreditem e confiem naquilo que abraçam. Quer pessoas convictas em seus princípios e em seus projetos. Quer pessoas definidas em sua fé.

O tempo é nobre. É preciso vivê-lo intensamente. É preciso renovar permanentemente os sentimentos, as atitudes e os propósitos de tudo e sempre apostar naquilo que abraçou.

 
 
 
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE