PUBLICIDADE

Leia 'Renovação'


PUBLICIDADE
  • mell280

06/12/2014 11h16

Leia 'Renovação'

Frei Venildo Trevizan


Quando acontece alguma situação difícil, ou amarga, é comum buscar responsáveis. Buscar e saber quem poderia ter provocado tal situação. Dificilmente atribuirá a si alguma responsabilidade, ou culpa a respeito disso. A culpa e a responsabilidade serão sempre dos outros.

Sabemos, porém, que não se trata de culpados. Trata-se de buscar luzes que clareiem caminhos de renovação interior e de transformação para uma convivência saudável.

O mundo cristão começa viver um clima profundamente natalino. Ainda não é Natal (embora para o comércio já o seja). É apenas preparação para comemorar mais um aniversário da vinda do Salvador ao mundo com a missão de revelar o grande amor de Deus pela humanidade.

Essa preparação se dirige a todos aqueles e aquelas que alimentam sentimentos de carinho e de ternura, de respeito e de bondade, de amor e de renovação. Há um clima de alegria e de esperança que ilumina a mente de todos quantos cultivam esses valores espirituais e sabem trabalhar na renovação da fé  e da confiança no Salvador do mundo.

É hora de cada qual olhar mais para si, para suas atitudes e suas responsabilidades. É hora de despertar para as coisas boas e belas da vida. É hora de abrir os olhos e contemplar a grandiosidade do universo que se manifesta na simplicidade de uma flor, na suavidade de uma brisa, na pureza de um riacho, na ternura de uma criança e na harmonia de um lar onde reina o amor e celebra a comunhão.

É hora de renovar a fé e a confiança em Deus. É hora de renovar o amor para si e para os demais. É hora de abrir o coração para a generosidade e a partilha de bens. Nada mais sagrado do que assumir alegremente a missão e a tarefa de fazer desse mundo um lugar digno para acolher Aquele que constantemente vem partilhar sua bondade com seus filhos e filhas.

Preparar o mundo é fazer-se solidário com os pobres ajudando-os a encontrar um caminho mais digno. Preparar o mundo é acolher e orientar corretamente a quem é vítima da exploração e de outras injustiças. E isso será possível na medida em que houver uma conversão sincera e permanente.

O mundo é bom. O ser humano é bom. Tudo é bom. O que falta é convencer-se dessa verdade e fazer o que esteja ao alcance para garantir essa bondade. Olhar o outro como irmão. Tratá-lo como irmão. Conviver como irmãos. Então não haveria fome, não haveria guerras, não haveria exploração e nem violência.

Tudo seria paz, alegria, amor e confraternização. Alguém poderá dizer que isso não passa de um sonho vazio, ou de uma fantasia inútil. Não faz mal! Não é proibido sonhar. É preferível sonhar com algo bom do que ficar sentado à beira da vida lamentando e maldizendo a sorte.

Feliz de quem alimenta bons sonhos. Feliz de quem elabora boas atitudes. Feliz de quem comunga bons sentimentos. Feliz de quem acredita em Deus e faz o possível em contribuir para que a humanidade seja mais fraterna e mais solidaria.





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE