PUBLICIDADE

Representantes de cerca de 30 entidades e instituições da Saúde declaram apoio à candidatura de Reinaldo Azambuja


PUBLICIDADE

29/07/2014 13h20 - Atualizado em 29/07/2014 14h25

Representantes de cerca de 30 entidades e instituições da Saúde declaram apoio à candidatura de Reinaldo Azambuja

Carta com sugestões para o Plano de Governo e levantamento sobre descaso público de PMDB e PT foi entregue ao candidato

Assessoria


 Representantes de aproximadamente 30 entidades, instituições e movimentos sociais ligados à saúde em Mato Grosso do Sul se reuniram com o candidato a governador pelo PSDB, Reinaldo Azambuja, e declararam apoio à sua candidatura, na noite dessa segunda-feira (28), em Campo Grande.


 

 


Durante o encontro, eles entregaram carta de sugestões para o Plano de Governo de Reinaldo e estudo do Conselho Federal de Medicina (CFM) que mostra como a saúde pública em Mato Grosso do Sul está na UTI. Segundo o estudo, o Estado é o 23º colocado no ranking dos investimentos com gastos de apenas R$ 0,70 por paciente/dia. Juntos, o governo estadual e o federal, comandado pelo PT, deixaram de investir R$ 1,2 bilhão nos últimos dez anos.

 


 

 


Segundo o presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM-MS), Alberto Cubel, as entidades de classe não podem participar diretamente de uma eleição, mas "estamos firmes e fortes para trabalhar bastante, porque acreditamos que Reinaldo Azambuja tem um projeto voltado para a saúde, principalmente no interior”. Cubel esclareceu em seguida que os apoios são pessoais, já que as entidades não podem se manifestar de forma institucionalizada.

 


 

 


“Precisamos de pessoas com projetos, como o Reinaldo Azambuja, para que a saúde de Mato Grosso do Sul possa sair da UTI”, afirmou um dos coordenadores do Movimento Saúde, Educação e Democracia, Alex Bortotto Garcia.

 


 

 


“A saúde está muito bem representada aqui. Pretendemos ajudar na campanha principalmente na interiorização do atendimento”, disse Carlos Magno, presidente regional da Associação Brasileira de Odontologia (ABO).

 


 

 


Baixo investimento

 


Os profissionais fizeram um diagnóstico preocupante em relação à saúde no Estado. Eles entregaram uma carta com sugestões de ações para melhorar o atendimento à população.

 


 

 


Segundo os profissionais, um reflexo do baixo investimento do PMDB e do PT na saúde é que o Mato Grosso do Sul se tornou o Estado que mais fechou leitos no país, no período de 2005 a 2012. Nesse intervalo, 1,4 mil leitos deixaram de atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme o CFM.

 


 

 


“É um investimento muito baixo. Nossos médicos, principalmente no interior, não têm condições de trabalho. Tem pacientes em estado grave, não tem transporte e a dificuldade é muito grande”, disse o presidente do CRM-MS.

 


 

 


Pensando MS

 


Reinaldo Azambuja lembrou que levantamento do Pensando Mato Grosso do Sul, projeto do PSDB que ouviu 220 mil sul-mato-grossenses entre abril do ano passado e junho deste ano, revelou que a Saúde é a principal reclamação da população.

 


 

 


“Temos que fazer com que a saúde pública funcione, com a melhor qualificação dos médicos; um plano de carreira para o interior; reforçando os polos regionais de saúde; interiorizando o atendimento e desafogando a demanda em Campo Grande do Sul, responsável pela metade dos atendimentos no Estado”, disse.

 


 

 


Lista de entidades cujos representantes ou profissionais vinculados assinaram carta de sugestões para a área de saúde e declararam apoio à candidatura de Reinaldo (PSDB)

 


 

 


·        Amigos do Coração/Studio Oral

 


·        Associação Médica de Mato Grosso do Sul (AMMS)

 


·        Associação Brasileira de Odontologia

 


·        Banco de Olhos de MS

 


·        Conselho Estadual de Saúde

 


·        Conselho Regional de Medicina

 


·        Conselho Regional de Odontologia

 


·        Coordenadoria do SAMU Regional Campo Grande

 


·        Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - MS

 


·        Fundação Assefaz

 


·        Hospital da Criança

 


·        Hospital Regional

 


·        Hospital São Julião

 


·        Hospital Universitário de Campo Grande

 


·        Maternidade Cândido Mariano

 


·        Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande

 


·        Secretaria de Estado de Saúde

 


·        Secretaria de Saúde de Campo Grande

 


·        SERVAN (serviço de anestesiologia)

 


·        Sindicato de Odontologia

 


·        Sociedade de Perícias Médicas

 


·        SOGOMAT

 


·        UFMS e Fiocruz

 


·        Unicred

 


·        UNIDAS/MS

 


·        Uniderp/Anhanguera

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE