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Discurso em Construção


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  • mell280

28/07/2014 16h42

Discurso em Construção

Michelly Fabre


 Já se sabe que a qualidade e a segurança alimentar são de extrema importância, além de ser uma obrigação dos estabelecimentos exigida por lei. Contudo, tal realidade ainda está engatinhando em alguns setores. Existem vários gargalos ou dificuldades para implantar a qualidade e, principalmente, manter o processo continuamente, sem diminuir a eficiência e obtendo melhorias contínuas.

 
Acredita-se que, dentre outras dificuldades, o maior gargalo é a mudança de cultura, desde a alta direção – que precisa entender os ganhos e perdas –, passando pelos funcionários e chegando até mesmo ao consumidor, o que acaba criando um círculo vicioso. O consumidor, muitas vezes, não exige seus direitos, os empresários visualizam apenas os custos, o funcionário nem sempre quer executar o procedimento da forma correta – às vezes, por ter de mudar seus métodos habituais de trabalho. Os órgãos competentes não exercem seu papel de fiscalização como deveriam, enfim, gera-se um desconforto em massa, assim como toda mudança, pois são poucos os que se dispõem efetivamente a sair da sua zona de conforto.
 
Portanto, o profissional que trabalha na área de implantação de sistema de qualidade tem que primeiramente conhecer as limitações que travam o sistema, saber quem são seus adversários para, então, conseguir seguir com o sistema. Assim sendo, inicialmente deve ser verificado se o empresário tem o real interesse e se entende o que vai ser mudado, para que, dessa forma, haja o comprometimento e apoio da chefia.
 
Mesmo que exista a dificuldade, há algumas vertentes que podem ser trabalhadas para cada problema encontrado. Por exemplo, se o problema é a alta direção, que só visualiza custo, o profissional deve demonstrar, com dados e fatos, os ganhos e/ou perdas consequentes da má qualidade. Esses problemas podem ser de ordem financeira, da imagem da empresa e até mesmo processual. Depois de ganhar esse aliado, começa-se a atacar os demais pólos. A cultura do funcionário pode ser mudada com educação, exemplo, treinamento, verificação constante, assim como com punição e gratificação, dependendo do envolvimento desse funcionário com o sistema. Salienta-se aqui que tal envolvimento deve ser prazeroso e natural à rotina de trabalho.
 
Quando se trata do consumidor, o que pode ser feito pela empresa que investe em qualidade é demonstrar a importância dessa qualidade ao consumidor, assim, seduzindo-o a essa realidade. Os benefícios que o consumidor adquire podem ser ressaltados por meio de campanhas de marketing, envolvimento em comunidades, televisão, rádio, redes sociais, etc. Já no que diz respeito aos órgãos, a questão é mais delicada, uma vez que depende de toda a sociedade; porém, com os demais fatores funcionando, compensa-se tal deficiência. Podem ainda ser feitas denúncias dos estabelecimentos que não cumprem seus deveres; desse modo, diminuirá a concorrência desleal e todos saem ganhando.
 
Como foi possível evidenciar, o caminho para implantar e manter um bom controle e garantia de qualidade é trabalhoso, contudo não é impossível. Com muita dedicação e percepção, pode-se engajar o sistema e colher os benefícios advindos da mudança.


Educacao Inovacao dedicacao

Michelly Fabre
Engenheira de Alimentos 
Engenheira de Segurança do Trabalho 

F&C Food Consultoria – Assessoria, Consultoria e treinamentosde qualidade é trabalhoso, contudo não é impossível. Com muita dedicação e percepção, pode-se engajar o sistema e colher os benefícios advindos da mudança.




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