PUBLICIDADE

'Seminário Integrador de Educação e Prevenção de Acidentes de Trânsito' foi realizado em Maracaju


PUBLICIDADE
  • mell280

16/04/2014 10h45

'Seminário Integrador de Educação e Prevenção de Acidentes de Trânsito' foi realizado em Maracaju

Laura Mendonça


      A Prefeitura de Maracaju - Gemutran em parceria com o DETRAN-MS realizaram durante todo o dia de ontem (15) ações de conscientização e prevenção no combate a acidentes de trânsito. Durante a manhã foi realizado um encontro com diretores e coordenadores de escolas públicas e privadas, além de panfletagem e Detranzinho (Programa pedagógico destinado a alunos das escolas municipais e estaduais), é como se os alunos estivessem dentro de uma cidade e aprendendo a maneira exata de se comportar no trânsito. O seminário encerrou no período da noite com a participação da comunidade, alunos da Rede Municipal e acadêmicos da UEMS onde foram realizadas três palestras voltadas ao trânsito.

      A Presidente do CETRAN/MS, Regina Duarte, falou sobre o tema: a “Cidade que Queremos”. Segundo a presidente, a educação no trânsito e responsabilidade dos condutores é a forma de diminuir os acidentes. O Brasil assinmou um documento com a ONU se comprometendo em 10 anos diminuir em 50% os acidentes com morte gravíssimo e graves e quatro anos se passaram e ainda não houve diminuição de acidentes.

     O Major Adriano Rodrigues Oliveira, falou sobre comportamento no trânsito, causa e conseqüências dos acidentes, para o Major não é um policiamento punitivo que vai diminuir os acidentes, pode até diminuir, mas para surtir um efeito que precisa é só mesmo através de conscientização e responsabilidade, 90% dos acidentes são por imprudência dos condutores. 

      Na última palestra do seminário o Secretário de Obras, Helio Peluffo, falou sobre transporte escolar, de pessoal e frota de veículos. Para o secretário de obras preparar a cidade e deixar com bom fluxo e sinalização é uma preocupação constante do prefeito e dos responsáveis pelo trânsito. Ele enfatizou que o município transporta alunos da zona rural de forma segura, com 30 ônibus, percorrendo diariamente 3 mil quilômetros.

    A Secretaria de Obras está constantemente recuperando estradas e pontes para dar segurança, além de cursos de capacitação dos motoristas que transportam os alunos.

    Participaram também do evento: o comandante do corpo de bombeiros, Edmar Gonçalves, a secretária de assistência social, Eliane Simõessecretária de educação, Sandra Mara Amaral Marcondes, diretor Ciretran de Maracaju,Luciano Fernandes França e a Diretora do Dep. De Educação no Trânsito, Profª Seila Minervini de Assis.