PUBLICIDADE

Festival Internacional de Teatro de Objetos começa amanhã


PUBLICIDADE
  • mell280

01/12/2011 11h20

Festival Internacional de Teatro de Objetos começa amanhã

assessoria


O presidente da Fiems, Sérgio Longen, vai abrir oficialmente, às 16 horas desta sexta-feira (02/11), no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande, a 2ª edição do Fito (Festival Internacional de Teatro de Objetos) em Mato Grosso do Sul. Promovido pelo Sesi, o evento, que prossegue até domingo (04/11) sempre das 16 às 22 horas, caracteriza-se pela utilização de objetos produzidos pela indústria nas apresentações de 13 grupos teatrais.

Com expectativa de atrair 15 mil pessoas nos três dias de evento gratuito, o Fito terá, na edição deste ano, 18 espetáculos encenados por companhias do Brasil, Bélgica, Argentina, Espanha, França, Holanda e Itália. “A maior parte das apresentações são novas. Não trouxemos companhias repetidas e a programação está bem diferente, pois nossa preocupação é sempre atrair diversas tribos e pessoas de diferentes faixas etárias”, explicou a curadora e idealizadora do Festival, Lina Rosa.

Ela acrescenta que sete espetáculos e encenações foram criadas exclusivamente para a edição campo-grandense do Fito, como, por exemplo, a apresentação de um bailarino que conduzirá uma retroescavadeira durante uma coreografia de balé. “O que repetiremos será o espetáculo Histórias de Meia Sola, que foi o maior sucesso na edição do ano passado do Fito em Campo Grande e não poderíamos deixar de reapresentar”, disse.

Estreia

Ainda na edição deste ano em Campo Grande, o Fito terá a estréia da performance cenográfica feita por atores e uma cantora lírica em meio a um deserto de areia e relógios pendurados e enterrados nas montanhas de areia montadas no meio do Albano Franco. Além disso, o evento trará personalidades como o cantor Otto, que conduzirá o show “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos”, eleito o melhor show do ano pela Revista Trip e que mostrará ao público uma apresentação diferente que incorpora intervenção percussiva de objetos, como tonéis de tinta e portas de geladeira.

O Festival também contará com a presença do percursionista Naná Vasconcelos, com o espetáculo Pinipan (contração das palavras penicos e panelas), que terá três apresentações com o grupo teatral XPTO, de São Paulo (SP), sendo a primeira às 17h40 de sexta-feira (02/12), a segunda às 16 horas de sábado (03/12) e a última às 16 horas de domingo (04/12), “A apresentação do Naná também é um dos pontos marcantes do evento, pois foi feito exclusivamente para o Fito. O evento em si será uma grande surpresa para todos”, ressaltou Lina Rosa.

A modalidade cênica “teatro de objetos” nasceu na Europa dos anos 70 e, nela, objetos viram de maneira lúdica e inteligente personagens de suas histórias. Um saca-rolha gigante se transforma em uma graciosa bailarina, leques imitam o traquejo de pavões, chaleiras e xícaras valsam, uma torneira vira fielmente a representação de um velhinho chorando. Em sua jornada pelo Brasil, o Fito já foi visto por mais de 150 mil pessoas de sete cidades diferentes: Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Manaus (AM) e Recife (PE).

Serviço – O Fito será realizado nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, sempre a partir das 16 horas





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE