PUBLICIDADE

PM controla princípio de motim e Comissão da OAB de Dourados alerta para caos no presídio


PUBLICIDADE

19/02/2015 18h56

PM controla princípio de motim e Comissão da OAB de Dourados alerta para caos no presídio

Douradosagora


 O clima foi de tensão, esta semana, na Penitenciária Estadual de Dourados (PED), a antiga PHAC, com um princípio de rebelião, anteontem. Os detentos se recusaram a retornar às celas e foi preciso força para conter os ânimos. Durante inspeção, foram encontrados objetos que poderiam ser utilizados como espécie de 'arma'.

A Penitenciária de Dourados, superlotada, vem enfrentando série de ameaças internas por conta da presença de facções. A denúncia foi feita por detentos às comissões de Direitos Humanos e dos Advogados criminalistas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Dourados.

De acordo com informações de dentro do presídio, existiria uma organização, inclusive com ordens de facções criminosas em outros estados, destinada a detonar uma onda de crimes em série e violentos, como latrocínios e roubos.

A medida, segundo as comissões da OAB, seria uma forma de retaliação às autoridades pela superlotação e “maus tratos” denunciados pelos detentos. Com estrutura precária e falta de agentes, a PED é considerada um ‘barril de pólvora’..

De acordo com a Comissão, presos de altíssima periculosidade estão com acesso fácil ao “mundo externo” e articulando planos de rebeliões através de telefones celulares em perfeito funcionamento e que chegam facilmente às mãos dos internos.

Em Dourados são cerca de 15 agentes por plantão para cuidar de uma população carcerária de mais de 1,8 mil, quando a capacidade da PED é de 700 presos. Três policiais militares fazem revezamentos na muralha da Phac.

O presidente da OAB em Dourados, Felipe Azuma, encaminhou vários alertas para as autoridades competentes e o MPF já se manifestou recomendando ao estado que aumente as vagas nos presídios, o que não ocorreu até o momento.

 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE